traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Laçador

Localizado na entrada norte de Porto Alegre, o Laçador, monumento símbolo de Porto Alegre, foi instalado em 20 de setembro de 1958, por ocasião do 123º aniversário de início da evolução Farroupilha.

Foi adquirido pela prefeitura durante o governo de Leonel Brizola através de um concurso público, no qual participaram entre outros, Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio Caringi. De cinco propostas, foi escolhida a obra do escultor pelotense Antônio Caringi. Inicialmente batizada de "O Boleador", os organizadores do concurso preferiram mudar o nome para Laçador.

Antonio Caringi utilizou o tradicionalista Paixão Côrtes como modelo.
O monumento representa o gaúcho em sua vestimenta típica campeira: de lenço, bombachas, esporas, faca na cintura e boleadeiras, é a personificação do tradicionalista gaúcho de uma época.Moldado em bronze, a escultura possui 4,5 m de altura, pesa 3,8 toneladas e está sobre um pedestal de granito.

Nenhum comentário: