traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 30 de junho de 2009

Zé Ramalho + Hulk = Plágio

Como o rock e HQ, sempre andaram juntos, fazendo a cabeça de quem assim como eu, gosta da boa música e da magia dos quadrinhos, aqui vai um fato bastante comentado, que ocorreu há mais de 20 anos, envolvendo o grande mestre Zé Ramalho, que é uma figura da nossa MPB, que tenho grande admiração e o herói da Marvel, Hulk.

Em 1982, o nordestino Zé Ramalho, lançou o álbum Força Verde, onde Zé, com a letra da canção que é faixa-título do disco, foi acusado de plagiar um poema do dramaturgo e poeta irlandês W.B.Yeats. A versão com tradução brasileira, foi publicada em 1972 no gibi Hulk # 1, pela GEA.

Capa do álbum Força Verde (1982)

Zé Ramalho, que é fã assumido de quadrinhos, foi acusado de se apoderar da tradução e registrar a letra nos créditos do LP como sendo de sua autoria.
(O cantor alegou ter lido a poesia, sem créditos, numa história em quadrinhos do Incrível Hulk, homenageado no título da música.)

Nenhum comentário: