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segunda-feira, 29 de junho de 2009

Nova ponte do Guaíba


No projeto feito pela Concepa, a nova estrutura ligará a atual interseção da Rua Dona Teodora com a freeway até o canal do Saco da Alemoa. As quatro pistas alcançariam 40 metros de altura, o necessário para a passagem das embarcações sem precisar usar o atual sistema de içamento.— Esse local foi escolhido pela excelente mobilidade de logística. Ligará diretamente à duplicada Dona Teodora e à Terceira Perimetral. Será criada uma alternativa para diminuir o trânsito na Castelo Branco — explica Vitorello. A obra, orçada em R$ 250 milhões, seria feita com recursos da Concepa, que tenta pressionar o governo federal a negociar o prolongamento do contrato de concessão para mais 20 anos. A outra alternativa é incluí-la no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), executando o empreendimento com verbas públicas. O governo deverá iniciar estudos técnicos no começo de 2009. Pelo projeto da nova travessia, a estrutura será estaiada, seguindo um padrão mundial para esse tipo de construção – mesclando suporte inferior de pontes fixas e pênsil, com suporte por cabos suspensos por duas torres de 105 metros cada, por onde passariam as embarcações. Segundo Vitorello, o empreendimento levaria de quatro a cinco anos para ser executado.— É uma evolução da engenharia, que permite tornar a obra muito mais ágil e com menos impacto ambiental — esclarece o diretor da Concepa.

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