traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 28 de junho de 2009

Ponte do Guaíba


A Ponte do Guaíba é uma ponte de 1,1km de extensão localizada sobre o Lago Guaíba na cidade de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Considerada como um dos símbolos de Porto Alegre, ela liga a capital ao sul do estado, na rodovia BR-290.
A ponte possui um vão móvel que eleva um trecho de pista de 58 metros de extensão e 400 toneladas de peso a uma altura de 24 metros (cada torre tem 43 metros até a base, sob a água). Este vão é içado para possibilitar a passagem de navios de grande porte — o que ocorreu em média 43 vezes por mês no ano de 2006. Este tempo inutilizado é motivo de protesto de empresários e motoristas que utilizam a ponte, que possui um fluxo médio de 30 mil carros ao dia. Somando-se os minutos em que a ponte esteve erguida, a metade sul do estado esteve isolada da capital por 40 dias durante o período de 2002 a 2007.
O vão começa a ser erguido quando o navio está a cerca de um quilômetro de distância, porque, caso ocorra algum problema na ponte, o navio terá tempo de evitar uma colisão.
A ponte é administrada pela empresa Concepa e atualmente é alvo de movimentos a favor de sua reconstrução por uma ponte maior, que não seja içada.

Nenhum comentário: