traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalismo sem diploma?

A exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, em vigor há 40 anos (1969/2009), encontra-se ameaçada.

O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar o recurso que questiona a constitucionalidade da regulamentação profissional do jornalista.
Em breve deve marcar uma nova data para o julgamento, que entrou na pauta da sessão do último dia 1° de abril, mas foi adiado, enquanto centenas de profissionais, estudantes, professores e apoiadores promoviam grande manifestação em frente ao STF.

A formação superior específica para o exercício do jornalismo há muito é uma necessidade defendida não só pela categoria. A própria sociedade já deixou bem claro o que quer: jornalista com diploma.
Pesquisa do Instituto Sensus, de setembro de 2008, mostrou que 74,3% dos brasileiros são a favor da exigência do diploma de jornalismo.
"Somos mais de 60 mil jornalistas em todo o país. Milhares de profissionais que somente através da formação, de regulamentação, da valorização do seu trabalho, conseguirão garantir dignidade para sua profissão, e qualidade, interesse público, responsabilidade e ética para o jornalismo praticado hoje no Brasil."

Fonte: fenaj.org.br

Nenhum comentário: