traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Paixão Côrtes

Bibliografia de Paixão Côrtes

João Carlos D'Avila Paixão Côrtes, nasceu em 12/07/1927 em Sant'Ana do Livramento - RS, é Engenheiro Agrônomo, mas tornou-se mundialmente conhecido como estudioso da Tradição Riograndense, com um sem número de trabalhos aprovados em Congressos Tradicionalistas, sendo o maior divulgador de nossa tradição na América do Sul.

Paixão Côrtes iniciou cedo pesquisas do nosso folclore, registrando com gravadores, filmadoras e máquinas fotográficas todo o rico material da cultura do homem campesino gaúcho, pesquisa essa que se estendeu até peças originais de museus como o Louvre de Paris, do Museu do Trajo Português de Lisboa, Museu do Prado de Madri, Museu Militar da Escócia, Victória and Albert de Londres e tantos outros da América do Sul.
Paixão Côrtes é o que podemos chamar de Tradicionalista de Primeira Hora, visto ter sido integrante do "Grupo dos Oito", que fundou o "35 - CTG" em 1.948, que foi o primeiro CTG fundado, originando daí todo o Movimento Tradicionalista do qual fazemos parte com tanto orgulho.

É criador dos símbolos da "Chama Crioula", do "Candeeiro Crioulo" e da "Semana Farroupilha".
Em 1.953, fez nascer o famoso conjunto folclórico "Tropeiros da Tradição", iniciando assim uma nova era profissional na projeção folclórica de nossas danças e temas nativos. Na área discográfica atuou em 7 (sete) long-plays cantando, com os quais recebeu prêmios como, melhor Realização Folclórica Nacional (1.962) e melhor Cantor Masculino do Folclore do Brasil (1.964).

Como comunicador, Paixão Côrtes tem mais de 40 anos de dinâmica atividade, atuando em conceituados programas de rádio Riograndenses, sendo o criador, com Darcy Fagundes do famoso "Grande Rodeio Coringa" em 1.955, programa esse que reformulou a programação gauchesca de auditório do Rio Grande. Paixão Côrtes é responsável também pelo surgimento de "Festa de Galpão"(1.953), "Festança da Querência"(1.958), "Domingo com Paixão Côrtes" e "Querência", estes dois últimos em plena vigência na rádio Guaíba.
Atuou como consultor de costumes e revisor de texto para a televisão e cinema, e como ator encarnou o expressivo Pedro Terra no filme "Um Certo Capitão Rodrigo", dirigido por Anselmo Duarte, baseado no romance "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo.

Como bailarino e cantor, Paixão Côrtes viajou oito vezes para a Europa, atuando na mais famosa casa de espetáculos européia, no Olímpia de Paris, permanecendo 5 meses na França apresentando nossas danças folclóricas também nos palcos da Universidade de Sorbonne, Teatro Mogador, Prefeitura Parisiense e outras casas noturnas.
Atuou também na Alemanha, na "Feira Mundial de Transportes e Comunicações" em Munique, no "Cassino de Estoril" em Lisboa, e na "Feira Rural de Santarém", em Portugal.

Em 1.986, Paixão Côrtes retornou à Europa, distribuindo na Inglaterra e Escócia sua obra "The Gaúcho, Dances Costumes, Craftsmanship" impresso em inglês. Na BBC de Londres apresentou-se cantando e dançando temas gauchescos, acompanhado pelo conjunto musical "Os Farrapos" (Disco de Ouro / 1.988).
Foi conferencista no Arquipélago Açoriano Português em intercâmbio cultural entre "Ilhéus" e "Gaúchos".
Cabe ressaltar que Paixão Côrtes não está vinculado a nenhuma instituição governamental, quer Municipal, Estadual ou Federal, nem recebe qualquer subvenção de qualquer órgão internacional.
Quis a história que se fizesse justiça a esse gigante do tradicionalismo, eternizando sua figura no bronze do "Laçador" do qual foi modelo para o escultor Antonio Caringi, em 1.954, imagem esta escolhida como símbolo de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

ALGUMAS OBRAS EDITADAS PELO AUTOR:
- Festança na Querência - 1959 - Terno de Reis - Cantiga do Natal Gaúcho - 1960 - Folclore Musical do Pampa - (col musical) - 1960 - Vestimenta Gaúcha (opúsculo) - 1961 - Gaúchos de Faca na Bota - 1966 - Carne Ovina (promoção com receitas) - 1968 - Aspectos da Ovicultura Gaúcha - 1977 - Tosquia Australiana no Rio Grande do Sul (co-part.) - 1972 - The Gaúcho - Dances, Costumes, Craftsmanship (em inglês) - 1978 - "Reses" - Cântico do Ciclo Natalino Rio-Grandense (opúsculo) - 1979/1980 - Festas Juninas e dos Santos Padroeiros (opúsculo) - 1980 - Os "Reses" no Natal Gauchesco - 1981 - Natal Gaúcho e dos Santos Reses - 1982 - Folias do Divino - 1983 - Folclore Gaúcho - Festa, Bailes, Música e Religiosidade Rural - 1987 - Debret - Província de Rio Grande de São Pedro do Sul (álbum com Salomão Scliar) 1978 - "Novas" Danças do Rio Grande Antigo - 1986 - Aspectos da Música e Fonografia Gaúchas - 1984 - Festejos do Ciclo São João na Tradição Gaúcha - 1986 - Origem da Semana Farroupilha, Primórdios do Movimento Tradicionalista - 1994COM BARBOSA LESSA - Manual de Danças Gaúchas - 1956 - Danças e Andanças da Tradição Gaúcha - 1975 - A Guerra e o Gado - Fatores da Sociabilidade do Gaúcho ( separata) - 1952 - Aspectos da Sociabilidade Gaúcha - 1985.

Nenhum comentário: