traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 9 de junho de 2009

Religiões no Brasil

Religiões Orientais
Movimentos religiosos orientais diversos estão presentes no Brasil hoje, mas os de maior número de adeptos são o Budismo e a Igreja Messiânica Universal.
De origem japonesa, existem o Perfect Liberty e o Seicho-no-ie, de origem indiana o Hare Krishna e o Rajneesh, e de origem persa o Baha’i.
Estima-se que 800.000 brasileiros professam religiões orientais, sendo que cerca de 500.000 são budistas, e a maior parte deles da corrente indiana do Dalai-Lama.
A Igreja Messiânica Mundial foi fundada no Japão, em 1º de janeiro de 1935, por Meishu-Sama, e introduzida no Brasil em 1955; aqui possui seu maior centro religioso da América do Sul, o único local conhecido como Solo Sagrado fora do Japão.
O movimento Hare Krishna, a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, é uma associação mundial de devotos do Senhor e praticantes de bhakti-yoga. Chegou ao Brasil na década de 70, como uma dissidência do Hinduísmo, que afirma que Krishna é o único Deus, a Suprema Pessoa, e não uma encarnação de Vishnu, como postulada no Bhagavad-Gita.
Igrejas Cristãs Orientais
Algumas ramificações da primitiva Igreja Católica, surgidas nos períodos antigos de sua história, conhecidas como Igrejas Orientais também estão representadas no Brasil: a Igreja Ortodoxa, a Igreja Armênia e a Igreja Maronita, vindas com imigrantes dos Bálcãs, Líbano, Grécia, Rússia e Armênia, a partir de 1890.
A primeira Igreja Ortodoxa do Brasil foi fundada em 1903 pela colônia sírio-libanesa de São Paulo.
A Igreja Ortodoxa tem o maior número de adeptos, cerca de 60.000 no ano 2000.
Cristãos independentes
Estes grupos religiosos fundamentam suas crenças, de início, no catolicismo e protestantismo, mas com o decorrer do tempo desenvolveram novas correntes que diferem muito das doutrinas originais, nos três casos devido a uma revelação divina recebida pelo fundador da Igreja.
Adventistas
A Igreja Adventista chegou ao Brasil em 1879, em Santa Catarina, e atualmente tem cerca de 1.000.000 de membros, mantendo uma extensa rede hospitalar em todos os estados brasileiros.
Existem 3 ramos:
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Igreja Adventista da Promessa
Igreja Adventista da Reforma
Mórmons
Os primeiros missionários Mórmons chegaram ao Brasil em 1928, e fundaram no ano de 1935 a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Atualmente, são cerca de 600.000 membros, de acordo com fontes da própria Igreja.
Testemunhas de Jeová
Introduzida no Brasil em 1923, no Rio de Janeiro, por um grupo de marinheiros americanos, a igreja tem hoje cerca de 1.200.000 adeptos, e sua sede nacional fica em Cesário Lange, São Paulo.
Paganismo
Desde os anos 70 tem aumentado, no Brasil, o número de praticantes de cultos neopagãos, mais especificamente o xamanismo e a wicca, em que grupos de praticantes se reúnem em ambientes naturais e promovem rituais onde celebram a sintonização com a energia natural da Terra e as entidades correlacionadas. O grupo xamânico mais conhecido no Brasil é o do Santo Daime.

Igrejas Cristãs Orientais
Nascidas em regiões fora do Império Romano e do alcance da língua latina, desenvolveram-se Igrejas Cristãs independentes da Santa Sé de Roma.
Os Concílios de Éfeso e Calcedônia trouxeram diferenças inconciliáveis nos dogmas aceitos por estas correntes e a Igreja Católica constituída, e a ruptura final ocorreu em 1054.
Existem 3 grupos de Igrejas Orientais: as Igrejas Ortodoxas, a Igreja Nestoriana e as Igrejas Monofisistas.
Igrejas Ortodoxas
Sua organização se baseia na codificação de Justiniano, que dispõe que as Igrejas deveriam se organizar sob o comando de 5 diferentes Sedes Patriarcais: Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém.
Com a evolução da história, ela se radicou em países balcânicos, promovendo a evangelização dos povos eslavos, e surgiram novos Patriarcados autônomos na Bulgária, Sérvia, Rússia, Romênia e Grécia.
A Igreja Católica de Roma sempre se esforçou para manter os vínculos com a Igreja Ortodoxa, e daí nasceram as Igrejas Católicas de Rito Oriental, entre elas as Igrejas Gregas Católicas, a Igreja Católica de Rito Etíope, e a Igreja Maronita do Líbano.
Igrejas Monofosistas: derivadas de uma ruptura no Concílio de Calcedônia, 4 Igrejas permaneceram com a definição de que “Cristo tem a única natureza encarnada do Verbo de Deus”. São elas: a Igreja Copta do Egito, a Igreja da Etiópia, as Igrejas Sírias Jacobita e Malabarita, e as Igrejas Armênias Monofisistas.Igrejas Nestorianas: Formadas a partir de comunidades cristãs primitivas dentro do Império Persa, elas romperam com a Igreja romana em 431; possuem pequenas comunidades no Iraque e uma comunidade no Malabar.

Nenhum comentário: