traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sábado, 6 de junho de 2009

Religiões no Brasil (Parte III)

REFORMA PROTESTANTE
Movimento iniciado por Martinho Lutero no século XVI, que criou Igrejas cristãs independentes de Roma, não católicas, chamadas Protestantes. O pensamento de Martinho Lutero deu ênfase à fé e à palavra (Bíblia) como os elementos de base conceitual, mas manteve a importância do ato do batismo. A corrente de Calvino enfatizou a organização interna baseada em presbíteros (daí o nome Presbiteriano). A Reforma encontrou o apoio de imperadores europeus que estavam insatisfeitos com o poder político que o Papa detinha, e em decorrência disto as Igrejas nascidas da Reforma eram Estatais. Três correntes principais da Reforma criaram as Igrejas Luterana, Calvinista, a Anglicana, e paralelamente se desenvolveram correntes que rejeitavam qualquer instituição, como os Anabatistas.

MOVIMENTO PENTECOSTAL
Nascido nos Estados Unidos em 1901, a corrente Pentecostal trouxe certas mudanças ao protestantismo; a principal delas, a crença no fato de que o Espírito Santo continua a se manifestar nos dias de hoje. (A Festa de Pentecostes marca o dia em que Espírito Santo se manifestou, e é descrita na Bíblia em Atos 2). Desta crença se originam as práticas de cura, profecia e exorcismos, entre outras.

Nenhum comentário: