traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sábado, 15 de agosto de 2009

FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

Cultura
Festival de Cinema de Gramado
por Redação ONNE
O mais conceituado festival de cinema do Brasil chega a sua 37° edição
Em Teu Nome. de Paulo Nascimento (Divulgação)
Acontece entre os dias 9 e 15 de agosto, o 37° Festival de Cinema de Gramado. Serão disputadas 4 mostras competitivas, dividas em longa-metragem de filmes brasileiros, longa-metragem de filmes estrangeiros, curta-metragem de filmes nacionais e curta-metragem de filmes gaúchos, além de duas mostras não competitivas de longas nacionais e a tradicional premiação do Kikito para as melhores produções.
Segundo a organização, o festival recebeu este ano o maior número de inscrições da história do evento. Foram 287 inscrições de curtas nacionais, um aumento de 80% em relação ao ano passado e 56 inscrições de curtas gaúchos, sendo 36% a mais do que o ano passado. Para os longas nacionais, o número de inscrições foi de 85, comparados com apenas 43 no ano anterior. Mas o maior aumento foi na mostra de longas estrangeiros, com 43 filmes este ano contra 12 na última edição.
Reginaldo Faria (Divulgação)

Ao todo, serão apresentados 49 filmes. Entre os longas nacionais estão:"Canção de Baal", de Helena Ignez, "Cildo", de Gustavo Moura, "Corpos Celestes", de Marcos Jorge e Fernando Severo, "Corumbiara", de Vincent Carelli, "Em teu Nome", de Paulo Nascimento, e "Quase um Tango", de Sérgio Silva.
Entre os filmes latinos que concorrerão o Kikito estão o uruguaio “Gigante”, de Adrián Biniez, “La Teta Asustada” de Claudia Llosa, do Peru, os argentinos “Lluvia”, de Pauloa Hernandez, e “La Proxima Estación", de Fernando Solanas e o colombiano “Nochebuena”, de Maria Camila Loboguerrero.
Neste ano, o homenageado com o Troféu Oscarito será o ator Reginaldo Faria e quem receberá o Kikito de Cristal será o diretor Ruy Guerra. Outra homenageada dessa edição é a atriz Geraldine Chaplin, filha de Charles Chaplin, que cancelou sua ida a Gramado devido a problemas com a produção de seu novo filme na Europa.
SERVIÇO
Festival de Gramado

Nenhum comentário: