Giampietrino. A Virgem Amamentando o Menino e São João Batista Criança em Adoração, c. 1500-20
Quadro de Andrea del Verrocchio e Leonardo da Vinci.
Venerado pela Igreja Católica, Igreja Ortodoxa Oriental, Igreja Ortodoxa Ocidental, Igreja Anglicana.
Festa litúrgica
24 de Junho, natividade - 29 de Agosto, decapitação.
Venerado pela Igreja Católica, Igreja Ortodoxa Oriental, Igreja Ortodoxa Ocidental, Igreja Anglicana.
Festa litúrgica
24 de Junho, natividade - 29 de Agosto, decapitação.
João Batista (português brasileiro) ou Baptista (português europeu), também chamado de João, o Baptizador (português europeu) ou Batizador (português brasileiro) (Judeia, 2 a.c. - 30 d.C.) foi um pregador judeu, do início do século I, citado por inúmeros historiadores, entre os quais estão Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.
João nasceu numa pequena aldeia chamada Aim Karim, a cerca de seis quilômetros lineares de distância a oeste de Jerusalém. Segundo interpretações do Evangelho de Lucas, era um nazireu de nascimento. Outros documentos defendem que pertencia à facção nazarita da Palestina, integrando-a na puberdade, era considerado, por muitos, um homem consagrado. De acordo com a cronologia neste artigo, João teria nascido no ano 7 a.C.; os historiadores religiosos tendem a aproximar esta data do ano 1º, apontando-a para 2 a.C..
Nenhum comentário:
Postar um comentário