traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 7 de abril de 2009

O bom e o legal, juntos.


Música é um gosto comum entre os colaboradores desse blog, vídeos-game já é um gosto mais pessoal meu. Recentemente uma série de jogos uniu esses dois gostos em um só. GUITAR HERO.

O primeiro jogo da série, foi lançado no dia 8 de novembro de 2005, em conjunto com uma guitarra periférica baseada no modelo real Gibson SG, mundialmente famosa por ser usada por Tony Iommi, Frank Zappa e Carlos Santana. Guitar Hero em príncipio era igual a todos os jogos de seu gênero, onde o jogador teria que acompanhar as notas de acordo com o ritmo, com mecanismos parecidos com de outros jogos como “Beatmania” e GuitarFreaks, este que nunca saiu do mercado japonês. O diferencial de Guitar Hero foi o incomum e original controle em forma de guitarra, que foi a aposta da RedOctane para o sucesso do jogo

A série Guitar Hero causou um grande impacto cultural, tornando-se um "fenômeno". Os jogos da série se tornaram muito populares, o que os levou a serem jogados em uma variedade de locais. Vários bares, nos Estados Unidos e Canadá oferecem festas chamadas popularmente por "Guitar Hero Nights", que segundo os donos dos estabelecimentos, fazem o lucro do dia triplicar. O site Salon.com argumentou que a série Guitar Hero é responsável por muitas pessoas gostarem de rock e inspirá-los a aprenderem tocar guitarra. O artigo também estabelece que os jogos ajudam guitarristas iniciantes aprenderem a sensibilidade do ritmo, bem como desenvolver a destreza manual e a coordenação motora das mãos, para tocarem o instrumento. Guitar Hero entrou para o Guinness World Records com seus jogadores Chris Chike e Daniel Johnson Poe, por arrecadarem maior números de pontos na canção “Through the Fire and Flames” da banda DragonForce, presente em Guitar Hero III: Legends of Rock, durante o campeonato mundial. Devido ao grande sucesso, grandes empresas, desenvolvedora de jogos eletrônicos, estão agora com projetos de concorrentes de Guitar Hero, como é o exemplo da própria Harmonix, que agora investe em Rock Band, o principal concorrente da série. O chamado “Efeito Guitar Hero” se espalhou pelo mundo, alcançando as empresas fonográficas. As bandas presentes no repertório dos jogos da série tiveram um significativo aumento no número de álbuns vendidos, principalmente no mundo virtual (Internet). As canções na trilha sonora da série tiveram um grande aumento no número de downloads, como o exemplo da canção “Through the Fire and Flames”, que de dois mil downloads semanais, subiu para 230 mil após o lançamento do terceiro jogo da série.

Muitos críticos comentam que Guitar Hero foi o “Salvador do rock’, já que as gravadoras estavam passando por crises, devido a presença dos downloads de músicas na Internet, comprometendo assim as vendas de álbuns. Em entrevista, Marc Reiter explica:

“Ultimamente tem sido um período tão ruim para a indústria musical que essa é uma das melhores notícias que recebemos nos últimos tempos...realmente acho que apenas começamos a arranhar a superfície, só começamos a explorar o impacto que jogos eletrônicos podem ter nas vendas de músicas e instrumentos.”

— Marc Reiter, dono da empresa gerenciadora de negócios de bandas como Metallica, Red Hot Chilli Peppers e Muse, que também sofreram o mesmo efeito.


Enfim, é o bom da música com o legal de jogar vídeo-game em um só.

Nenhum comentário: