Duzentos presos do regime aberto utilizarão equipamento pelos próximos 90 dias
A Superintendência Estadual dos Serviços Penitenciários (Susepe) iniciou, na noite desta sexta-feira, a colocação das primeiras tornozeleiras em presos do regime aberto de casas prisionais da Região Metropolitana. O processo de implantação deve durar todo o final de semana. Conforme contrato firmado pelo Estado, serão locados 200 equipamentos para os próximos 90 dias.
Durante o dia, foram feitos ajustes técnicos nas tornozeleiras eletrônicas. Cada aparelho vai custar mensalmente aos cofres públicos R$ 500. O valor é inferior à atual média oficial de gasto por apenado em albergues, de R$ 700. Os presos beneficiados têm comportamento considerado "exemplar" pela Susepe.
Segundo a empresa fabricante, com sede em Pernambuco, o equipamento locado pelo Estado dispõe de um sistema de três cabos de aço e qualquer tentativa de destruição provoca o acionamento de uma alarme na central de monitoramento dos detentos. A companhia garante ainda que testes indicam a possibilidade, até mesmo, de jogar futebol e entrar no mar com o aparelho.
Fonte: Rádio Guaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário