traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 12 de julho de 2009

13/07 - O Dia Mundial do Rock

Amanhã é o dia do cara que influenciou e arrastou multidões mundo afora.
Ele é esse tal de rock n' roll.

O Blog Tuka Borba, roqueiro assumido, passa a prestar aqui, suas humildes homenagens às bandas de rock do mundo todo.


A data do rock: 13 de julho de 1985
O dia em que foi realizado o Live Aid, mega-concerto organizado pelo músico irlandês Bob Geldof, em prol dos famintos da África, reunindo diversas bandas em dois shows que foram realizados simultaneamente nas cidades de Londres, Inglaterra, e Filadélfia.
Esse evento foi muito marcante, dando origem a esta data comemorativa.

No final dos anos 50, o rock'n'roll mal surgia e já passava por uma crise, ameaçado e tomando o mesmo rumo da decadência de outros estilos como a rumba, o calipso, o twist e o cha-cha-cha.
Os maiores ídolos da época viram suas carreiras decaindo de um dia para o outro.

Tudo começou com o alistamento de Elvis Presley ao Exército, em 1957. Depois, Jerry Lee Lewis, após o escândalo causado por seu casamento com uma prima de apenas 13 anos de idade. Enquanto isso, Little Richard trocava o rock pela Igreja, e Chuck Berry terminou a década preso, após ter sido flagrado com uma prostituta menor de idade.

Esta fase infeliz dos ídolos então, abriu espaço para grandes nomes como Buddy Holly (e sua banda The Crickets), Ritchie Valens (intérprete do sucesso "La Bamba", pioneiro do rock latino) e The Big Booper (DJ mais famoso da América e autor do hit "Chantilly Lace"), que em 1959, participaram da turnê Winter Dance Party, firmando o sucesso repentino junto aos fãs americanos.

Um dia, Buddy Holly resolve extravasar. Na madrugada de 3 de fevereiro de 1959, logo após um show em Clear Lake, no estado de Iowa, Buddy decidiu fretar um avião, onde havia espaço para mais dois passageiros, sendo que uma das vagas ficou com Big Booper, que, devido a uma forte gripe, pediu para ser poupado de ir no ônibus dos músicos. A segunda poltrona, disputada no cara-ou-coroa, ficou então com Ritchie Valens. Porém nem sempre quem ganha leva: pouco depois de decolar, o avião caiu, devido às péssimas condições climáticas, matando todos os seus ocupantes.

Assim, essa lenda chamada rock, levando tantos golpes, demora a se recuperar.
Elvis Presley ao voltar das Forças Armadas, pende para o mundo do cinema, consolidando uma imagem de galã. Juntamente com Elvis, outros nomes como Paul Anka, Pat Boone e Neil Sedaka, tomaram as paradas de sucesso com baladas românticas e melosas.
Foi somente em meados dos anos 60, que o rock resgatou suas origens, graças ao mestre Bob Dylan, Beatles e Rolling Stones.

Nenhum comentário: