traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO

PARABÉNS PELO BLOG JAIR,É UM PRIVILÉGIO PARTICIPAR DELE.MUITO CRIATIVO ,COM MATÉRIAS MUITO INTERESSANTES.É MAIS UM MEIO DE NOS COMUNICARMOS E INFORMARMOS.VALEU.
ABRAÇÃO...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Frase do dia

"Prudência é uma atitude que mantém a vida segura, mas com freqüência não a faz feliz."
( Samuel Johnson )

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Exorcista pode virar minissérie

O Exorcista, clássico de terror de 1973, poderá ganhar sobrevida na TV. É o que indica a entrevista à revista Cemetery Dance de William Peter Blatty, autor do livro e, depois, do roteiro sobre a luta de um padre para reverter a possessão demoníaca da jovem Regan MacNeil.

A revelação veio à tona quando Blatty, ao ser perguntado se mudaria algo no filme que tornou seu nome mundialmente famoso, fala sobre seu "roteiro para uma minissérie O Exorcista".

"Sim e não", ele responde sobre a possibilidade de alterar algum detalhe no filme original. "Adoraria poder incluir o sub-enredo envolvendo Karl e sua filha Elvira que fiz para a primeira versão do roteiro. Mas aquele roteiro ultrapassou 172 páginas, muito, muito longo. Mas posso fazer do meu jeito num futuro próximo, já que escrevi o roteiro para uma minissérie O Exorcista que não apenas inclui fielmente todos os elementos principais do romance como também traz algum material novo assustador, assim como um novo final, e talvez muito mais satisfatório."

Segundo Blatty, "Billy" topou dirigir a atualização televisiva de O Exorcista (ele não revelou produtora ou canais associados ao projeto). É esse o apelido de William Friedkin, diretor da produção de terror e de Operação França, que lhe deu o Oscar de diretor em 1971. Era notória a rixa entre Blatty e ele a respeito do final escolhido para O Exorcista, que não agradou o escritor. O último longa do cineasta, Possuídos, foi lançado há três anos, com Ashley Judd como protagonista.

Karl, no caso, é o personagem de Rudolph Schündler, guardião da casa de Chris e Regan Mac Neil, mãe e filha. A subtrama ausente do filme levanta questões sobre a morte de outro personagem, Burke Dennings.

O Exorcista, com Linda Blair no papel da garota a ser exorcizada, foi um dos maiores sucessos de bilheteria dos anos 70, além de conseguir 10 indicações ao Oscar, das quais ganhou duas (roteiro adaptado e som). Depois disso, Blatty ainda roteirizou segunda e terceira parte da franquia, que saíram em 1977 (de John Boorman) e 1990 (dessa vez, ele também assumiu a direção).
Rolling Stone

Frase do dia

Só há amor quando não existe nenhuma autoridade.
(Raul Seixas)

Steel Pulse no Opinião dia 19/11

O legendário trio britânico traz sua mensagem de paz, justiça e otimismo com as canções que brilham desde a década de 70.

As vibrações positivas tomarão conta do palco do Opinião.

O grupo foi formado em 1975 no bairro de Handsworth (Inglaterra) e já esteve outras vezes no país sempre em shows com muita repercussão entre os fãs do Reggae.
Bar Opinião
Rua José do Patrocínio, nº 834 -
Bairro Cidade Baixa
Porto Alegre

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Frase do dia

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"
(Chaves, a definição da fé)

sábado, 7 de novembro de 2009

A ESPANHOLA (Final)

Carlos despertou e lhe pareceu que acordara de um pesadelo. Não sabia ao certo se era verdade tudo o que tinha acontecido naquele curto espaço de tempo em que esteve no hospital. Aos poucos foi recobrando a lucidez e relembrando de tudo o que aconteceu com Esmeralda. O médico de plantou o liberou e ele saiu completamente arrasado.
No dia seguinte retornou à sua cidade e foi direto para sua casa. O vulto de Esmeralda não o abandonava um minuto sequer, e Carlos já não era a mesma pessoa. Depois do acontecido, tornara-se solitário. Abandonou o emprego e vivia completamene alheio a tudo e a todos. Seus parentes e amigos tudo fizeram para tentar recuperá-lo, mas foi tudo em vão. Ele não tinha mais vontade de fazer nada de útil na vida. Aos poucos foi se tornando uma pessoa à margem da sociedade, e nada, nem ninguém o fazia mudar de comportamento. De um homem respeitado e querido por todos os seus amigos e parentes, acabou de uma maneira incrivelmente triste. Diariamente era visto pela rua, completamente sujo e maltrapilho; estava irreconhecível. Já não era nem sombra daquele Carlos que outrora fora um rapaz alegre e comunicativo.
Certo dia, numa fria oite de inverno, encontram um homem caído numa calçada, e logo em seguida as pessoas começaram a se aproximar, curiosas para ver de quem se tratava.
Um Sr. que ia passando por aquele local, movido pela curiosidade, também parou e foi ver o que estava acontecendo. Ao olhar para aquele homem que tinha acabado de morrer, não pode conter o espanto e exclamou em voz alta:
- Meu Deus! - Mas é o Carlos, meu ex-colega de trabalho. Não pode ser verdade, devo estar enganado.
Mas infelizmente, aquele ele estava absolutamente certo; Carlos havia sofrido um forte ataque cardíaco e morrera ali mesmo; sem ninguém para socorrê-lo.
E assim acaba essa triste história; se alguém tem conhecimento de algo semelhante na vida real, há de saber que, por mais que deixemos de acreditar, isso de fato pode acontecer quando menos esperamos.
A vida nos ensina grande lições; e a história de Carlos é um grande exemplo do qual não podemos duvidar jamais.

Final.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A ESPANHOLA (Capítulo 4)

- Infelizmente, meu amigo, a situação não é das melhores; ela contraiu uma doença rara e estamos com muitas dificuldades de reverter o quadro. Acreditamos que ela deva ter contraído essa doença em alguma cidade da América Central, quando o circo fazia uma tournê por aquele país.
Carlos saiu arrasado daquele hospital; não queria acreditar nas palavras que acabara de ouvir. Voltou ao hotel em que estava hospedado e ali ficou, tristonho e cabisbaixo.
No dia seguinte retornou ao hospital, e as notícias que recebera a respeito do estado de saúde de Esmeralda foram as piores possíveis. Os médicos já não tinham mais esperanças a respeito daquele caso. Só estavam esperando pelo final dos acontecimentos; o que estivera ao alcance da medicina havia sido feito. Agora, somente um milagre poderia salvar a vida de Esmeralda.
Carlos ao ouvir essas notícias, saiu desesperado e entrou no primeiro bar que encontrou pelo caminho de volta. Então bebeu, bebeu... até perder a noção de onde estava e o que fazia naquele lugar. Ele foi jogado para fora do bar aos empurrões e caiu na calçada, ficando ali estirado, até que a polícia local viesse e o levasse para a delegacia, onde permaneceu durante toda aquela noite.
Ao acordar no dia seguinte, sua cabeça parecia que ia estourar de tanta dor, causada pela bebedeira do dia anterior. Aos poucos foi retornando ao seu estado normal e foi liberado, retornando ao hotel com muita dificuldade.
No dia seguinte, novamente lá estava ele no hospital em busca de notícias da sua amada. Ao chegar no quarto, logo percebeu que a cama de Esmeralda estava vazia. Imediatamente perguntou aos pacientes que ali estavam, pelo paradeiro de Esmeralda, e entrou em estado de choque com a notícia que recebera:
- Olha Sr., infelizmente a coitadinha não resistiu a tanto sofrimento e acabou falecendo nessa madruga!
Carlos sentiu tudo rodar à sua volta, e somente acordou na enfermaria do hospital, visto que havia sofrido um desmaio e estava sendo medicado pelas enfermeiras de plantão...
- continua ...

Loreena McKennitt - Night from the Alhambra

Loreena Mckennitt Tango To Evora Live

LOREENA MCKENNITT THE MUMMERS' DANCE

Enigma - Celtic Dream

domingo, 1 de novembro de 2009

Elis Regina, Águas de Março



Águas de Março, de Tom Jobim, imortalizada pela genial Elis!
P&B
Programa Ensaio, TV Cultura

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o Matita Pereira

É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira
É o vento ventando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira
É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira

É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão
É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho

É um estrepe, é um prego, é uma conta, é um conto
É uma ponta, é um ponto, é um pingo pingando
É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada
É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
Categoria: Música

Palavras-chave: elis regina águas março antonio carlos brasileiro tom jobim bossa nova waters march brasil

PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES

55ª Feira do livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do País. Sua primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento.

O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo.

A Praça da Alfândega era um local muito movimentado na Porto Alegre dos anos 50 e de 400 mil habitantes. E, no dia 16 de novembro de 1955, era inaugurada a 1ª Feira do Livro, com 14 barracas de madeira instaladas em torno do monumento ao General Osório.

Na segunda edição do evento, iniciaram as sessões de autógrafos. Na terceira, passaram a ser vendidas coleções pelo sistema de crediário. Nos anos 70, a Feira assumiu o status de evento popular, com o início da programação cultural. A partir de 1980, foi admitida a venda de livros usados. E, na década de 90, conquistou grandes patrocinadores, estimulados pelas leis nacional e estadual de incentivo à cultura.

A infra-estrutura foi ampliada e modernizada, os eventos culturais se consolidaram e a Feira passou a receber grandes nomes do mercado editorial brasileiro e internacional. Confira o calendário de eventos até 2012.


Patronos em 42 edições
A Feira do Livro de Porto Alegre adotou a tradição de eleger um patrono na 11ª edição, escolhendo o jornalista, político e escritor Alcides Maya. Os patronos eram eleitos entre escritores e livreiros significativos para o mercado editorial gaúcho e já falecidos. Entre os anos de 1965 e 1983, foram homenageados 13 escritores gaúchos, um jornalista, três livreiros e dois escritores estrangeiros.

Em 1984, a 30ª edição inicia uma nova fase. O patrono Maurício Rosenblatt, um dos fundadores e grande incentivador da Feira, é o primeiro homenageado em vida. A partir desse ano, os patronos passaram a ser escritores gaúchos ou radicados no Estado em atividade.

Na 40ª edição, a Câmara do Livro fez uma homenagem a outros fundadores do evento. Foram escolhidos como patronos Nelson Boeck, Edgardo Xavier, Mário de Almeida e Sétimo Luizelli.

Revoada de pássaros

Revoada de pássaros

Revoada de pássaros

Geleiras derretendo...



Como se distribui a energia elétrica numa cidade?

- Dá para transformar lixo em energia?
- A energia dos raios pode ser aproveitada?

1. Independentemente do tipo de usina (hidrelétrica, nuclear, eólica etc.), em geral, a energia nasce da rotação de um gerador. Um ímã gira dentro de outro e daí surge uma corrente elétrica alternada. A diferença é que, na hidrelétrica, o que move o gerador é água; na eólica, vento; na nuclear, radiação...

Aumento de tensão - 2. A energia sai da usina direto para uma subestação de transmissão, onde ela passa por um transformador. Esse equipamento tem a propriedade de mudar (ou transformar) a tensão elétrica para mais ou para menos. Aqui, ele faz a tensão subir dos 6 600 volts com que sai da usina para 345 mil volts

3. A eletricidade segue seu caminho para as cidades por uma rede de alta tensão. Viajando por centenas de quilômetros de fios, parte da energia é perdida sob a forma de calor e a tensão cai. É para compensar a queda de tensão que a eletricidade sai da subestação anterior em altíssima voltagem

Diminuição de tensão - 4. Próximo às cidades, há subestações de distribuição, onde a tensão é rebaixada primeiro para 138 mil volts e, em seguida, em outro transformador, para 13 800 volts. É nessa tensão que a energia é encaminhada para as casas, mas parte dela segue para indústrias antes do segundo rebaixamento

Diminuição de tensão - 5a. As indústrias consomem quase metade da energia produzida no Brasil. A maior parte do consumo está concentrada em empresas de grande porte, que recebem a eletricidade em 138 mil volts. Geralmente, elas têm suas próprias subestações, com transformadores que alteram a tensão elétrica conforme a necessidade

Diminuição de tensão - 5b. A distribuição para residências é dividida em regiões. Cada circuito de 13 800 volts que sai da subestação atende de 5 mil a 10 mil lares. Entre a subestação e as casas, esse circuito passa por mais um transformador, instalado em um poste, e a tensão finalmente cai para os conhecidos 110 e 220 volts

6. Antes de chegar às tomadas da sua casa, contudo, a energia ainda passa por um quadro de luz, onde fica o "relógio", equipamento instalado pela fornecedora de energia para medir o consumo mensal em cada lar

7. Toda esta viagem da energia elétrica enfim se completa quando você conecta alguma coisa na tomada ou liga o interruptor. Aí, quanto maior a potência do seu equipamento, mais carga ele puxa da rede elétrica. E maior a conta de luz no fim do mês, claro

Sim, comer à noite engorda mais

Estudo revolucionário mostra que o horário em que os alimentos são ingeridos pode torná-los mais ou menos engordativos.
Os cientistas sempre acharam que tanto faz comer de manhã, de tarde ou de noite - afinal, as calorias dos alimentos são sempre as mesmas. Mas um estudo conseguiu provar, pela primeira vez, que comer à noite pode ter consequências diferentes (e piores).

Numa experiência feita por cientistas da Northwestern University, nos EUA, dois grupos de camundongos comeram a mesma ração durante seis semanas. Para o 1º grupo, ela era servida no horário normal. Já os ratos do 2º grupo só eram alimentados no horário errado, em que deveriam estar descansando. Ao final do estudo, haviam ficado 48% mais gordos - muito mais do que os ratos alimentados na hora certa, que tiveram 20% de ganho de peso. Conclusão: por algum motivo, comer à noite engorda mais - mesmo que você ingira os mesmos alimentos que comeria durante o dia.

Ninguém sabe exatamente por que, mas os cientistas suspeitam que a
absorção da energia contida nos alimentos seja influenciada pelo ritmo circadiano - o relógio biológico do corpo. "Mudar a hora de comer pode ajudar a conter a epidemia de obesidade entre os humanos", recomenda o estudo.

Mas o hábito de assaltar a geladeira à noite talvez não seja uma falta de caráter - pode ser culpa da própria comida. Outra experiência feita com ratos, também na Northwestern University, constatou que uma dieta rica em gordura causa alterações numa parte do cérebro chamada núcleo supraquiasmático, que controla o relógio biológico - e isso faz com que o indivíduo tenda a dormir e comer cada vez mais tarde.
Fonte: Revista Superinteressante - Nov/2009

O Aquífero Guarani

Introdução

O termo aquífero Guarani foi proposto há alguns anos, numa reunião de pesquisadores de várias universidades de países do cone sul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), como uma forma de unificar a nomenclatura de um sistema aquífero comum a todos eles, e em homenagem à nação dos índios guaranis, que habitavam a área de sua abrangência. Anteriormente, este aquífero era conhecido aqui no Brasil pelo nome de Botucatu, pelo fato de que a principal camada de rocha que o compõe ser um arenito de origem eólica, reconhecido e descrito pela primeira vez no município de Botucatu, estado de São Paulo.

Área de Ocorrência

O aquífero Guarani ocorre nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul; atingindo também os países Argentina, Paraguai e Uruguai. É portanto um sistema transnacional. A área total de ocorrência chega a 1.400.000 quilômetros quadrados, dos quais cerca de 1 milhão está em território brasileiro. Sua dimensão norte-sul no Brasil chega a 2000 quilômetros.

Panorama geológico.

Este aquífero é constituído de várias rochas sedimentares pertencentes à Bacia Sedimentar do Paraná. Das rochas que compõem o aquífero, a mais importante é o arenito Botucatu, de idade triássico superior a jurássico inferior (190 milhões de anos atrás). Este arenito foi depositado em ambiente desértico, o que explica as características que faz dele um ótimo reservatório de água: Os grãos sedimentares que o constituem são de uma grande homogeneidade, havendo pouco material fino (matriz) entre os mesmos. Isto confere a este arenito alta porosidade e alta permeabilidade.

Sua espessura média é de cerca de 100 metros, havendo locais onde chega a 130 metros. O arenito Botucatu está exposto à superfície nas regiões marginais da Bacia Sedimentar do Paraná. À medida que caminhamos para as partes centrais desta Bacia, isto é para o interior dos estados do sul, este arenito vai ficando cada vez mais profundo, tendo a lhe recobrir espessas camadas de rochas vulcânicas basálticas, e outros camadas de arenitos mais recentes.

A região onde o arenito Botucatu aflora constitui os locais de recarga do aquífero. Nas regiões onde o mesmo está recoberto pelas rochas vulcânicas não há recarga e o sistema está confinado, ou seja, é artesiano, chegando a profundidades de até 1500 metros. Apesar desta profundidade,como é um sistema confinado, nos poços que o alcançam nesta profundidade á água sobe chegando a pouco menos de 100 metros da superfície, havendo locais onde a pressão é suficiente para que a água jorre espontaneamente pela boca do poço.

Potencial Hidrogeológico do Aquífero Guarani

Este aquífero é responsável por cerca de 80 % do total da água acumulada na Bacia sedimentar do Paraná. Calcula-se que constitua a maior reserva de água doce do mundo. Como é muito permeável os poços ali perfurados apresentam vazão que podem ultrapassar os 500 m³/h, com um rebaixamento de somente 150 metros do nível d'água no poço antes do bombeamento.

Obs: Esta relação entre vazão e rebaixamento do nível estático do poço chamamos de capacidade específica do aquífero. Para mais informações veja o capítulo: Glossário

Em regiões onde o aquífero está a mais de 1000 metros de profundidade a água pode atingir temperaturas de até 50 graus Celsius, sendo muito útil em alguns processos industriais, hospitais, no combate à geada e para fins de recreação e lazer.

O teor médio de sólidos totais dissolvidos está ao redor de 200 mg/L, sendo uma ótima água para consumo humano. Contudo alguns poços perfurados no Estado do Paraná forneceram água com teor elevado de flúor (12 mg/L) o que a torna inviável para uso humano, mas tudo indica que esta não é a química predominante da água do aquífero. (veja capítulo sobre química das águas)

Poluição

Estudos têm revelado que as águas do aquífero Guarani ainda estão livres de contaminação. Contudo, considerando que a área de recarga coincide com importantes áreas agrícolas brasileiras, onde se tem usado intensamente herbicidas, é de se esperar que são necessárias medidas urgentes de controle, monitoramento e redução da carga de agrotóxicos, sob pena de se vir a ter sérios problemas de poluição.

Outros perigos são:

a) Uso descontrolado e excessivo, principalmente nos locais que apresentam artesianismo jorrante, sendo necessário um rígido controle para se evitar o desperdício de água e consequente diminuição da pressão interna do sistema, o que viria a prejudicar os outros usuários das redondezas do poço jorrante. Um exemplo deste desperdício se encontra no município de Pereira Barreto, interior de São Paulo, onde se joga no rio Tietê, cerca de 4 milhões de litros de água potável por dia. (Aldo Rebouças, in ABAS INFORMA, 101/2000)

b) Poços abandonados: todo poço, que atinja ou não o aquífero Guarani, e deixe de ser usado, deve ser convenientemente selado para evitar a entrada direta de águas poluídas,

c)Vedação: todo poço deve ser bem vedado para evitar a entrada de água poluída no espaço anelar existente entre o revestimento do mesmo e as paredes da perfuração.

MÁRIO SÉRGIO ESPERA GOLS DO ATAQUE NO DOMINGO


Técnico conta com Alan Kardec para marcar

Christiane Matos | christiane.matos@diariogaucho.com.br

Contra o Botafogo, no Beira-Rio, Inter terá dois centroavantes. Só a vitória garante a manutenção da vaga no G4. Em má fase, Taison perde seu lugar.

No meio da semana, o Inter poderia ter assumido a liderança. O ataque não funcionou, o time levou 1 a 0 do São Paulo e caiu para o quarto lugar do Brasileirão – ficando cinco pontos atrás do líder Palmeiras.

Se patinar diante do desesperado Botafogo, às 16h deste domingo, em casa, o Colorado corre risco de cair até o sexto lugar.

- Atacante estreia como titular

Para evitar frustrações diante da torcida e voltar à luta pelo caneco, o treinador Mário Sérgio inovou. Para jogar ao lado de Alecsandro (1,83m), o técnico chamou Alan Kardec, 1,86m, que fará sua estreia como titular – no Gre-Nal, nem no banco ficou, por opção técnica, e atuou por 35 minutos no segundo tempo no Estádio Morumbi.

– Estávamos com pouca presença de área. Agora terei dois atacantes altos e teremos de servi-los – revelou Mário.

- Ele vai “evoluir muito”, mas...

Quem perdeu lugar foi Taison, de fracas atuações no segundo semestre. Marquinhos, de boas atuações, permanece na reserva.

Taison é um jogador que vai evoluir muito, mas nesse momento vai ser opção para o segundo tempo – explicou o treinador.

Se o time está definido, o esquema é mistério. Com os 11 escolhidos, é possível jogar no 4-4-2 ou no 3-5-2, este o favorito.

- Esquema é mantido sob sigilo

A variação fica com o zagueiro Fabiano Eller, que atuou como lateral na quarta-feira. Foi mal e já avisou que prefere atuar na sua. E com dois centroavantes, a lógica indica a liberação dos alas para que cruzem bolas para a área.

– Vou analisar o Botafogo e decidir pelo melhor esquema – afirmou Mário.

- Vencer todas, a meta do chefe

Mesmo que Palmeiras tenha aberto cinco pontos na liderança, Mário acredita no título:

– Não está fácil. Mas, se vencermos as seis, chegaremos num bom lugar.

O caminho, em tese, é bom. Melhor, só o do Cruzeiro. Já o do Palmeiras tem dificuldade similar (veja tabela ao lado).

- “Estou preparado”

Alan Kardec tem menos de dez dias de Beira-Rio. Ter virado uma opção na reta final do Nacional não parece assustar o rapaz de 20 anos.

– Estou preparado para a chance. Quem já jogou em clube grande como o Vasco, não pode ter receio de uma estreia em casa em momento tão decisivo.

Vindo por empréstimo, ele retorna ao Vasco em março de 2010.

- Dúvida tática no Fogão

O Botafogo também faz mistério sobre a tática. Sem Reinaldo, suspenso, o técnico Estevam Soares não revelou se vai de Victor Simões, mantendo o 4-3-3, ou se vai de Batista, no 4-4-2.

- Projeções
O Inter é quarto e...
... se vencer, ficará entre 2º e 4º lugares.
... se empatar, ficará entre 3º e 6º lugares.
... se perder, ficará entre 4º e 6º lugares.


GREMIO PRECISA VENCER DUAS FORA DE CASA


Para se manter no G4, tricolor precisa de cinco vitórias em seis jogos

Hector Werlang | hector.werlang@diariogaucho.com.br

Sonhando com G4, além de seguir vencendo em casa, Grêmio precisa bater dois dos três rivais que terá fora. Em tese, domingo, a tarefa é a menos árdua.

A atual projeção do Brasileirão indica que 62 pontos garantem presença no G4. Para o Grêmio, faltam 15 – cinco vitórias em seis jogos. Logo, se vencer os três em casa, precisará buscar dois triunfos fora.

A primeira chance é contra o Santo André, domingo, às 18h30min, no ABC paulista. Em tese, um duelo menos complicado, já que o Ramalhão está na zona do rebaixamento.

Vencendo, restarão duas missões para cometer um “crime”: Cruzeiro e Flamengo. Se conseguir bater um deles, inimigos diretos, o Tricolor deve garantir vaga na Libertadores 2010.

– É difícil, mas temos esta chance e depende apenas da gente – diz o capitão Tcheco.

O problema é contrariar a trajetória gremista. Em 32 rodadas, o time nunca esteve entre os quatro primeiros. Mais: só venceu uma fora.

- Maxi não deve jogar domingo

Mas de nada adiantará um crime contra os grandes se o time não vencer domingo. E, para isso, não deve ter Maxi López. Na sexta, após uma dividida com Saimon, o gringo torceu o pé esquerdo. Será avaliado sábado.

- Uma dupla de moleques

Como Perea está suspenso, a provável dupla de ataque será Douglas e Roberson.

– A oportunidade apareceu. Tenho que fazer o que eu sei: gol – disse Roberson.

Com 20 anos, o novato subiu ao profissional no ano passado. É meia, porém, foi deslocado para o ataque.

- Um time desfalcado

durezas para iniciar a caminhada em busca de cinco vitórias. Maxi não deve atuar. E já estão fora Mário (machucado), Fábio Rochemback e Perea (suspensos). Entram Rafael Marques, Túlio e Douglas Costa.

Sobre a tabela, Autuori afirma:

– O campeonato provou que não há como pensar lá na frente.

- Rival tem situação difícil

Em 17º lugar, com 32 pontos, o Santo André precisa vencer e torcer por um tropeço do Botafogo contra o Inter, no Beira-Rio, para sair da zona do rebaixamento.

O histórico recente anima a torcida. Nas duas últimas rodadas, o Santo André comprovou que pode complicar nesta reta final de Brasileirão. Venceu o Palmeiras, em casa, e só perdeu para o Cruzeiro, fora, nos descontos.

– Estamos na briga – garante o técnico Sérgio Soares.

- Dia do Grêmio

- MÁRIO – O lateral-direito teve diagnosticada, sexta-feira, uma lesão muscular na coxa esquerda, sofrida diante do Avaí. Além de ficar fora contra o Santo André, Mário não deve ter condições de atuar contra o São Paulo, na quarta-feira. Volta apenas dia 14/11, contra o Cruzeiro.

- VIAGEM – Depois de treinar na manhã deste sábado, a delegação gremista viaja para Santo André.

- Os jogos que faltam
Domingo – Santo André (F)
Quarta-feira, 21h50min – São Paulo (C)
14/11 – Cruzeiro (F)
22/11 – Palmeiras (C)
29/11 – Barueri (C)
6/12 – Flamengo (F)

- Projeções
O Grêmio é sétimo colocado e...
... se vencer, ficará na mesma posição.
... se empatar, ficará entre 7º e 8º lugares.
... se perder, ficará entre 7º e 9º lugares.

Chico Xavier

[VOCÊ MESMO]
Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo.

Francisco Cândido Xavier

Frase do dia

Faça aos outros o gosta que os outros façam a você.

Jesus Cristo