traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

David Bowie & Mick Jagger - Dancing In The Street (Live)

Mick Jagger e Tina Turner

Paco de Lucía Concierto de Aranjuez Part1

Paco de Lucía Concierto de Aranjuez Part2

Paco de Lucía Concierto de Aranjuez - Part3

João Bosco (O ronco da cuíca)

João Bosco (Nação)

João Bosco e Hamilton de Holanda

Vinícius de Moraes - Canto de Ossanha

Vinícius, Ornella Vanone e Toquinho

Chico Buarque

Alceu Valença - Morena Tropicana

Sexta-feita é dia de Lenda

MINOTAURO

Figura mitológica, origem, significado

O Minotauro (touro de Minos) é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.

Conta o mito que ele nasceu em função de um desrespeito de seu pai ao deus dos mares, Poseidon. O rei Minos, antes de tornar-se rei de Creta, havia feito um pedido ao deus para que ele se tornasse o rei. Poseidon aceita o pedido, porém pede em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse.

Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Fez com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também ela acabou ficando grávida do animal. Nasceu desta união o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos solicitou a Dédalos que este construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.

Após vencer e dominar, numa guerra, os atenienses, que haviam matado Androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fossem enviados todo ano sete rapazes e sete moças de Atenas para serem devorados pelo Minotauro.

Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói grego Teseu resolve apresentar-se voluntariamente para ir à Creta matar o Minotauro. Ao chegar na ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixona-se pelo herói grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, que havia ganhado de presente de Ariadne, colocando fim aquela terrível criatura. O herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saíram do local seguindo o caminho deixado pelo novelo de lã.

O mito do Minotauro foi um dos mais contados na época da Grécia Antiga. Passou de geração em geração, principalmente de forma oral. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante. Era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia aconteceu àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Atahualpa Yupanki

Los ejes de mi carreta

Composição: Atahualpa Yupanki (letra e música)

(Milonga)

Porque no engraso los ejes
Me llaman abandona'o ...
Si a mi me gusta que suenen,
¿Pa qué los quiero engrasaos ?

E demasiado aburrido
seguir y seguir la huella,
demasiado largo el camino
sin nada que me entretenga.

No necesito silencio.
Yo no tengo en qué pensar.
Tenía, pero hace tiempo,
ahura ya no pienso mas.

Los ejes de mi carreta
nunca los voy a engrasar...

Atahualpa Yupanki

A ESPANHOLA (Capítulo 3)

- Preciso descobrir para onde foi o circo, caso contrário vou enlouquecer.
Carlos estava muito cansado pela noite mal-dormida que tivera, e resolveu que naquele dia não iria trabalhar, pois já era alta madruga e ele continuava acordado. Então resolveu tomar um tranquilizante e dormiu praticamente o dia todo, só despertando, ainda meio atordoado, em torno das 20hs daquele dia.
O tempo ia passando, e Carlos cada vez mais se sentia desanimado e sem vontade de viver. Seus colegas de trabalho e seus amigos já não sabiam mais o que fazer a esse respeito.
Certo dia, Carlos estava assistindo a TV com antena parabólica, quando de repente teve um sobressalto; num dos intervalos do programa que assistia, ele viu um anúncio de um circo que estava instalado na cidade de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Porém, não era um circo qualquer, ou seja, era nada mais nada menos do que o Gran Circo de Espanha que havia poucos dias estava naquela cidade.
Carlos não quis acreditar no que acabara de assistir, e ficou ali paralisado, sem saber o que fazer com tamanha surpresa.
Lembrou de repente que tinha férias atrasadas para gozar, e então tomou a decisão de solicitar junto à sua Empresa para que fosse liberado, com o intuito de viajar até a cidade de Ribeirão Preto, ao encontro daquela que tomava conta do seu pensamento.
Dois dias depois ele estava desembarcando no aeroporto da cidade, e logo foi em busca de um hotel onde pudesse ficar alojado. Procurou pelos jornais locais e logo encontrou o que queria; numa página qualquer, estava registrada a propaganda do circo e muito mais do que isso: entre as atrações principais estava ela, Esmeralda, mais linda do que nunca.
Carlos não pensou duas vezes; recortou a folha do jornal e em seguida tomou o rumo do endereço que estava escrito. Quando chegou ao local indicado, o espetáculo já estava quase iniciando.
Carlos entrou no circo com o coração descompassado pela emoção e tomou seu lugar na arquibancada. As atrações iam se sucedendo e já estavam se encaminhado para o final do espetáculo e nada de Esmerada aparecer. Carlos começou a ficar preocupado, e de fato sua preocupação tinha sentido de ser, pois o espetáculo havia terminado e a sua amada não tinha aparecido.
Tomado pela dúvida, ele resolveu ir ao encontro de um dos participantes do circo e perguntar por Esmeralda; a resposta que recebeu foi que ela estava doente e impossibilitada de trabalhar.
Carlos então quis saber mais e ficou sabendo que ela estava internada no hospital da cidade, onde havia sido constatado que estava com uma doença muita rara e que precisa de cuidados especiais. Imediatamente Carlos foi ao hospital, na intenção de fazer uma visita para Esmeralda; o que de fato conseguiu. Ele entrou no quarto, e a viu adormecida, por efeitos dos remédios que os médicos lhe haviam receitado. Permaneceu ali, estático, mudo e com o coração apertado.
Em seguida o médico plantonista adentrou ao quarto; então Carlos perguntou-lhe qual a real situação de saúde de Esmeralda; ao que o médico respondeu:

- continua ... -

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A ESPANHOLA (Capítulo 2)

E assim o os dias iam passando, e a cada espetáculo Carlos lá estava, sentado na arquibancada, cada vez mais encantado com a beleza de Esmeralda. Sentava-se muito próximo do palco, e um dia o seu olhar cruzou com o de Esmeralda, e ela lhe lançou um sorriso que o deixou ainda mais fascinado.
Ao final da apresentação, Carlos já nem permanecia no circo, pois o que lhe interessava de fato, era mesmo Esmeralda; então ele ia embora, com o pensamento sempre voltado para àquela que já não saía do seu pensamento dia e noite.
Certo dia Carlos precisou ausentar-se da cidade, e teve de viajar a uma outra cidade, por motivos profissionais, permanecendo afastado por volta de 15 dias.
Durante esse período, aquele sentimento que ele nutria por Esmeralda tornou-se cada vez mais consistente e ele já não podia mais viver daquela maneira.
Estávamos em pleno inverno, mês de agosto, e fazia um frio muito intenso. Era dia de espetáculo, e Carlos havia tomado uma decisão definitiva; precisava se declarar àquela mulher e dizer a ela de todo o seu amor e que não podia mais viver longe dela.
Então, resoluto, tomou o caminho que o levava ao circo. Porém ao chegar no local, seu coração quase parou, pois não queria acreditar no que via, aliás, no que não via, pois na verdade o circo havia partido há três dias e o largo estava vazio. Desesperado, Carlos perguntou a todos a quem encontrava pela rua, se sabiam para aonde havia ido o circo, mas, infelizmente, ninguém soube responder a ele.
Ainda mais desesperado Carlos resolveu voltar para sua casa, e lá permaneceu durante toda aquela noite, sem conseguir dormir um minuto sequer. Ele chorava e se lamentava pela falta de sorte que tivera.
- Meu Deus! – E agora o que será de mim; não poderei viver sem a mulher que amo desesperadamente...
- continua ... -

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mário Quintana

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Mário Quintana

Se essa rua fosse minha (vídeo)

Se essa rua fosse minha (letra)

Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Só pra ver
Só pra ver meu bem passar

Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração

Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Foi porque
Só porque te quero bem

A ESPANHOLA ( capítulo 1)

Quando o Gran Circo de Espanha chegou à cidade, foi um alvoroço só; todos foram ver os caminhões lotados de objetos, de animais e de pessoas, sem contar com todas as engrenagens necessárias para a montagem do Circo.
Havia algum tempo que nada de interessante acontecia naquela cidade, a não ser alguma festa de época, ou alguma solenidade local.
Carlos também, tomado pela curiosidade, foi se aproximando daquele local, onde, dentro de poucos dias o circo seria montado.
Passados alguns dias, finalmente chegou a hora tão esperada por todos para o início das apresentações.
Carlos entrou na fila, e com muito entusiasmo, comprou o seu bilhete de entrada e logo em seguida estava sentado na arquibancada, ansioso pelo início do espetáculo; mal sabia ele, que em poucos dias sua vida daria um giro de 360 graus. E assim foi; todos os finais de semana, ele tomava o seu lugar na arquibancada para assistir, estusiasmado, a mais um espetáculo.
Mas, eis que o apresentador pede a palavra e apresenta uma nova atração, recém contratada pelo Gran Circo de Espanha:
- E agora, Senhoras e Senhores, temos a grande satisfação de apresentar, diretamente da cidade de Madri, na Espanha, a cantora e bailarina Esmeralda, que com sua graça e encantamento, vem arrebatando platéias por esse mundo afora.
E então, eis que surge aquela figura de mulher; olhos e cabelos negros como a noite e os lábios de uma beleza nunca vista antes por Carlos e por quem ali estivesse.
Esmeralda, ao mesmo que em que cantava e dançava no palco, dedilhava com maestria as castanholas que trazia em suas mãos macias e delicadas.
Carlos ficou encantado com aquela mulher, que parecia flutuar sobre o palco, ao mesmo tempo em que sua voz melodiosa deixava todos completamente extasiados...
- continua ...

domingo, 25 de outubro de 2009

Frase do dia

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. (Carlos Drummond de Andrade)

sábado, 24 de outubro de 2009

Fragmentos do livro Os miseráveis de Victor Hugo

"... A tísica social chama-se miséria.
Morre-se de fraqueza tanto quanto se morre fulminado.
Não nos cansemos de repetir: antes de tudo, deve-se pensar nas multidões deserdadas e sofredoras: aliviá-las, arejá-las, iluminá-las, amá-las, ampliar magnificamente seu horizonte, prodigalizar-lhes de todas as formas a educação, oferecer-lhes o exemplo do trabalho e nunca o exemplo da ociosidade, diminuir-lhes o peso do fardo individual acrescentando-lhes a noção do objetivo universal, limitar a pobreza sem limitar a riqueza, criar vastos campos de atividadade pública e popular, ter mãos para estender aos fracos, empregar o poder coletivo no grande dever de abrir oficinas para todos os braços, escolas para todas as aptidões e laboratórios para todas as inteligências, aumentar o salário, diminiuir o infortúnio, equilibrar o dever e o ter, isto é, proporcionar o gozo ao esforço e a fartura à necessidade; em poucas palavras: fazer liberar do aparelho social, em proveito daqueles que sofrem e daqueles que ignora, mais claricidade e mais bem-estar. Está aí, que as almas simpáticas não esqueçam, a primeira das obrigações freternais: está aí, que os corações egoístas fiquem sabendo, a primeira das necessidades politicas."
Victor Hugo
Do livro: Os Miseráveis

Mariza - Barco Negro

Sting - Fragile (Live)

Buena Vista Social Club (Cuba)

Dedicado ao Buena Vista Social Club.
Buena Vista Social Club era um clube de dança e atividades musicais de Havana em Cuba, local onde os músicos se encontravam e tocavam na década de 40, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz. Ao longo dos anos novos membros entraram no grupo.

Nos anos 90, aproximadamente 40 anos após o fechamento do clube, inspirou uma gravação do músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder com os músicos tradicionais.

O disco, chamado Buena Vista Social Club tornou-se um sucesso internacional.

Foi quando então o diretor alemão Wim Wenders filmou a apresentação do grupo na Holanda, e uma segunda apresentação no famoso Carnegie Hall em Nova York, transformando num documentário, acompanhado de entrevistas feitas em Havana com os músicos.

O filme, chamado Buena Vista Social Club, foi aclamado pela crítica, sendo indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário e ganhando o prêmio de Melhor documentário no European Film Awards.

Em 2006 foi lançado Rhythms del Mundo, um ábum com as estrelas do Buena Vista e da música cubana Ibrahim Ferrer (sua última gravação antes de morrer em 2005) e Omara Portuondo com artistas como U2, Coldplay, Sting, Jack Johnson, Maroon 5 , Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs entre outros.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Buena_Vist a_Social_Club"

Clocks Coldplay ¨Buena Vista Social Club"

Sade Smooth Operator

Grace Jones - La Vie en Rose 1977

Adios Nonino (bbc live 1989) - Astor Piazzolla

Astor Piazzolla - Libertango

gotan project - Época: un tango diferente

Loreena McKennitt - Caravanserai (HQ)

Tango and roses

Sarah Brightman - A Whiter Shade of Pale

Loreena McKennitt - Marco Polo (live)

MARCO POLO Lorena MCKennitt

Loreena McKennitt Night Ride Across the Caucasus

AS MULHERES ESTÃO COM TUDO NOS PALCOS GAÚCHOS

Cantoras estão dominando o cenário musical

José Augusto Barros, Lis Aline Silveira e Rosângela Monteiro

Sensuais, cheias de ritmo e com vozes poderosas. As mulheres estão com tudo nos palcos gaúchos! Prova disso é a dobradinha no Chance – Etapa Rock Pop: em 2008, a vencedora foi Grazi Andriotti & Banda, este ano, Luana Pacheco e Banda. Conheça as beldades que estão dominando o cenário musical. Por aqui, elas dão o tom!

- Do Brasil

Vanessa, da dupla de pop rock Claus & Vanessa, tem bombado Rio Grande afora. A música Medo de Amar entrou na trilha da novela Malhação!

- Nome completo e idade: Vanessa Marques, 30 anos

- Terra natal: Porto Alegre

- Trajetória: canta na noite porto-alegrense desde os 16 anos. Há dez anos, conheceu Claus e, desde então, forma a dupla. O segundo CD será lançado logo e terá turnê nacional.

- Coração: casada com Claus há dez anos.

- Marco na carreira: “Ter participado do programa Mais Você em 2008. Recebemos mensagens de todo Brasil.”

- Tietagem: “O fã-clube em Porto Alegre manda camisetas para fãs de todo o Brasil.”

- Ser mulher no palco: “Acho que o público gosta mais da voz feminina. A desvantagem é a de qualquer profissão: quando estou naqueles dias, até a minha voz muda!”

- Segredo de beleza: “Por ter luzes nos cabelos, hidrato e uso bons produtos.”

- Empatia é o canal

Líder da banda que leva o seu nome e vencedora do Chance – Etapa Rock Pop 2009, Luana Pacheco faz apresentações em casas noturnas de Porto Alegre. Ela e Tamiris (esta também integrante de As Gurias!) são as mulheres do grupo.

- Nome completo e idade: Luana de Souza Pacheco, 20 anos

- Terra natal: Porto Alegre

- Trajetória: “Comecei a cantar com sete anos. Aos 11, ganhei um Campeonato Nacional de Videokê em São Paulo. Aos 18, passei a cursar música com ênfase em canto na Ufrgs. Depois, entrei para o grupo As Gurias e, há um ano, fundei a minha banda”.

- Coração: namora há dois anos e meio o professor de Matemática Mauro Weigel, 31 anos.

- Marco na carreira: a vitória no Chance

- Tietagem: “Na final do Chance, terminamos de tocar, e a galera começou a gritar “já ganhou, já ganhou". Ficaram nos pedindo pulseira, palheta... Foi demais!”

- Ser mulher no palco: “As pessoas olham desconfiadas para um grupo que tem mulheres. O negócio é criar empatia com o público feminino!”

- Segredo de beleza: usar gloss antes de subir no palco, de preferência rosa!

- Florzinha

Janaína Maia é a nova queridinha da música gauchesca!

- Nome completo e idade: Janaína Souza Vargas, 29 anos

- Terra natal: Porto Alegre

- Trajetória: “Com nove anos, gravei a primeira música. Com 13, fui eleita a Primeira Prenda Juvenil da 23ª Região Tradicionalista. Em 2005, veio o meu primeiro CD solo!”

- Coração: casada há 12 anos com o cantor Wilson Paim.

- Marco na carreira: a participação no DVD Wilson Paim – ao Vivo na música Cantiga do Amor Maior

- Tietagem: “Senti um carinho grande das pessoas quando gravei a faixa Benzedura!”

- Ser mulher no palco: “É mostrar nosso lado mais bonito!”

- Segredo de beleza: uma boa maquiagem!

- "Aguçamos a curiosidade"

Nadianer lidera o grupo de tchê music As Gurias, que ainda conta com as vocalistas Mônica Benevides, Michelle Neves e Kamila Buzatto e a baixista Tamiris Duarte.

- Nome completo e idade: Nadianer Dornelles Garcia, 20 anos

- Terra natal: Itaqui, no Sudoeste do Estado

- Trajetória: “Canto desde os seis anos. Sou de família de músicos, que forma o conjunto tradicionalista Família Garcia.”

- Coração: solteira

- Marco na carreira: “Ter tocado na Festa do Pinhão, em São Francisco de Paula, em junho, foi o máximo!”

- Tietagem: Vanerando com as Gurias é o fã-clube.

- Ser mulher no palco: “É ter de estar sempre em forma! E aguçamos a curiosidade em um meio tão masculino.”

- Segredo de beleza: “Hidrato o meu cabelo toda semana.”

- Agrada a todos

Ana Karina, vocalista do grupo de samba Morena de Angola, é presença constante em shows e festas da Capital.

- Nome completo e idade: Ana Karina de Zorzi Giacomelli, 30 anos

- Terra natal: Crissiumal, no Noroeste do Estado

- Trajetória: “Aos quatro anos, ganhei meu primeiro festival, no Paraná, onde morava. Já cantei música infantil, tradicionalista, country, axé e pop rock!”

- Coração: namora o músico Gustavo Fetter, também da banda.

- Marco na carreira: o show que fez no Planeta Atlântida deste ano, no Botequim do Planeta.

- Tietagem: “Nossos fãs falam com a banda pela nossa comunidade no orkut e pelo www.morenadeangola.com.br.”

- Ser mulher no palco: “Elas se identificam com o meu estilo! Desenvolvi um trabalho que agrada a homens e mulheres!”

- Segredo de beleza: “Evito álcool e doces antes de shows.”

- Cheirosa

Tati, vocal da banda de reggae Chimarruts, é sucesso em todo Brasil!

- Nome completo e idade: Tatiana Bandeira Portella, 27 anos

- Terra natal: Santo Ângelo

- Trajetória: no mesmo dia do vestibular, em 2001, Tati foi convidada para um teste na Chimarruts, depois de ser incentivada por um professor, no cursinho. Levou a melhor na disputa com outras 23 candidatas!

- Coração: “enrolada” com um músico que ela prefere não revelar o nome. Mas diz que quer casamento!

- Marco na carreira: “O mais marcante foi no Planeta Atlântida de 2002. A Chimarruts abriu o evento e nós estávamos lançando o primeiro disco.”

- Tietagem: “Temos vários fãs-clubes – em Curitiba, Salvador, Rio Grande do Sul, Rio, Espírito Santo e São Paulo. Eles se reúnem quando a gente aparece na tevê!”

- Ser mulher no palco: “A voz feminina é melhor aceita. O ruim é que, muitas vezes, não tem banheiro no camarim!”

- Segredo de beleza: “Estar sempre muito cheirosa! Gosto de perfumes cítricos.”

- Encanto

Shana Müller é um dos principais nomes femininos da música nativista.

- Nome completo e idade: Shana Goulart Müller, 29 anos

- Terra natal: Montenegro, mas passou a maior parte da infância e da adolescência em Alegrete.

- Trajetória: “Em 1989, comecei a cantar porque queria ser a Primeira Prenda do Estado (título conquistado em 1993). Meu segundo CD sai loguinho!”

- Coração: há quase três anos, namora o músico Paulinho Goulart.

- Marco na carreira: “Apresentar-me com Mercedes Sosa em 2008. Cantamos Ñangapiri, música minha!”

- Tietagem: “Tenho comunidades no orkut e quero organizar meu fã-clube.”

- Ser mulher no palco: “Poder abusar do figurino é ótimo, mas ainda há preconceito. Conheço um patrão de CTG que não queria mulher no rodeio dele.”

- Segredo de beleza: cuidar da pele.

- Sensibilidade feminina

Grazy Andriotti & Banda venceu o concurso Chance – Etapa Rock Pop 2008 e hoje canta em diversas casas noturnas da Capital e Região Metropolitana.

- Nome completo e idade: Graziela Andriotti, 30 anos

- Terra natal: Porto Alegre

- Trajetória: “Comecei cantando em CTG, em invernadas artísticas, com 13 anos. Em 2003, passei a cantar em bailes. E em 2007, mudei de estilo, indo para o pop rock.”

- Coração: namora há seis anos Leandro Matheus Mendes, 33 anos, proprietário de uma empresa de segurança.

- Marco na carreira: a vitória no Chance – Etapa Rock Pop 2008.

- Tietagem: fãs acompanham a banda pelas comunidades no orkut e pelo www.myspace.com/grazyandriotti.

- Ser mulher no palco: “Uma das vantagens é o diferencial que podemos oferecer, ter mais sensibilidade no palco. Desvantagem é a dificuldade de encontrar espaço dentro do mercado da música.”

- Segredo de beleza: maquiagem completa e muita água.


Comfortably Numb - Pink Floyd - Legendado em Português

Neil Young e Pearl Jam!

Cantigas de roda

Samba Lelê

-Samba Lelê tá doente
Tá com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava
é de umas boas palmadas

Samba, oi samba, oi samba oi Lelê !
Samba, oi samba, oi samba oi Lalá !
Samba, oi samba, oi samba oi Lelê !
Na barra da saia...

Teresinha de Jesus

- Teresinha de jesus
De uma queda foi ao chão
Acudiram três cavaleiros
Todos três chapéu na mão.

O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
E o terceiro foi aquele
A quem Teresa deu a mão.

Tanta laranja madura
Tanto limão pelo chão
Tanto sangue drramado
Dentro do meu coração.

Da laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da Teresa quero um beijo
Do seu pai quero um abraço

Pirulito

- Pirulito que bate bate,
Pirulito que já bateu!
Quem gosta de mim é ela,
Quem gosta dela sou eu.

O Cravo e A Rosa

-O cravo brigou com a Rosa
Debaixo de uma sacada.
O Cravo saiu ferido
E a Rosa despetalada.

O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio,
E a Rosa pôs-se a chorar.

Nó na língua

A Aranha
  • A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha.
  • Dentro daquele jarro tem duas aranhas, nem as aranhas arranham o jarro, nem o jarro arranha as aranhas.
  • Se a aranha arranha a rã, se a rã arranha a aranha, como a aranha arranha a rã? Como a rã arranha a aranha?

    O Rato
  • O rato roeu a roupa do rei de Roma, rainha ruim resolveu remendar

    Pinga
  • Pinga a pipa dentro do prato, pia o pinto e mia o gato
  • Pinga a pia a pia pinga, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia
  • Debaixo daquela pia tem um pinto, quando a pia pinga no pinto o pinto pia.
  • A pia pinga e pinga. O pinto pega e pia. Quanto mais o pinto pia, mais e mais a pia pinga.

    Três
  • Três pratos de trigo para três tigres tristes

    Crocante
  • Que crocante que é Kri Crocante.

    Fato e Fita
  • Não sei se é fato ou se é fita.
  • Não sei se é fita ou se é fato.
  • O fato é que ela me fita mesmo de fato.
  • Ditados gaúchos

    ABICHORANADO ...
    - como urubu em tronqueira
    (Esperando um animal morto para alimentar-se e por isso está triste).

    Tratamento genético pode melhorar problemas de visão

    Londres, 24/out/09.- O tratamento genético pode melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas de visão, principalmente nas crianças que têm grave problema na vista ou que estão virtualmente cegas por herdarem alguma deficiência ocular.

    Assim afirma um estudo publicado no mais recente número da revista médica "The Lancet", no qual fica evidente também que este tratamento permite manter a melhora da visão durante pelo menos os dois anos posteriores à aplicação.

    Os autores da pesquisa são o professor Jean Bennett, da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia e vários colegas do Hospital Infantil da Filadélfia, ambos nos EUA.

    O trabalho se concentrou no estudo da amaurose congênita de Leber (LCA), uma forma de retinopatia de origem genética que ocorre muito raramente, mas que representa entre 10% e 18% dos casos de cegueira congênita e que se caracteriza por um grave déficit visual nas crianças desde os primeiros meses de vida.

    É causada pela mutação ou mutações de um conjunto de 13 genes envolvidos na visão e, atualmente, não existe tratamento, por isso, no geral, as deficiências visuais na infância se transformam em cegueira total entre os 30 e 40 anos.

    Os cientistas escolheram esta doença porque implica em uma degeneração celular muito lenta que oferece aos pesquisadores um prazo de tempo relativamente amplo para trabalhar, mas a ideia é que o tratamento genético possa ser usado na solução de outros problemas de degeneração retinopática mais comuns.

    O tratamento genético consiste na inserção de genes em células individuais e em tecidos para tratar a doença em questão.

    O professor Bennett e sua equipe estudaram os casos de 12 pacientes de entre 8 e 44 anos com LCA, que receberam uma injeção no olho com melhor visão o material genético essencial para a correção da doença através do vírus adeno-associado.

    O tratamento foi bem tolerado pelos pacientes e levou a uma melhora nas medidas de visão, tanto a subjetiva quanto a objetiva, multiplicando-se por 100 a resposta pupilar à luz.

    No caso das crianças de 8 anos, estas desenvolveram quase o mesmo nível de sensibilidade à luz que as pessoas com visão normal.

    sexta-feira, 23 de outubro de 2009

    Joca Martins e Luciano Maia (Última lembrança)

    Joca Martins e Luciano Maia

    ÚLTIMA LEMBRANÇA
    Joca Martins
    Composição: Luiz Menezes

    Eu hei de amar-te sempre, sempre além da vida
    Eu hei de amar-te muito além do nosso adeus
    Eu hei de amar-te com a esperança já extinguida
    De que meus lábios possam ter os lábios teus

    Quando eu morrer permita Deus que nesta hora
    Ouças ao longe o cantar da cotovia
    Será minh'alma que num canto triste chora
    E nessa mágoa o teu nome pronuncia

    Eu viverei eternamente nos cantares
    Dos pobres loucos que dos versos fazem o ninho
    Eu viverei para a glória dos pesares
    Aonde quase sucumbi nos teus carinhos

    Eu viverei no violão que a noite tomba
    Ante a janela da silente madrugada
    Eu viverei como uma sombra em tua sombra
    Como poesia em teu caminho derramada

    Nem mesmo o tempo apagará nossos amores
    Que floresceram de uma ilusão febril e mansa
    Quando eu morrer eu viverei nas tuas cores
    Mas te levando em minha última lembrança

    Cenair Maicá e Chaloy Jara (Merceditas)

    Jayme Caetano Braum (Bochincho)

    Os três porquinhos

    Os Três Porquinhos é um conto de fadas cujos personagens são exclusivamente animais. As primeiras edições do conto datam do século XVIII, porém, imagina-se que a história seja muito mais antiga.

    O conto se tornou mais conhecido graças à versão em animação feita pela Disney em 1933. Foi o filme que introduziu nome para os porquinhos - Cícero, Heitor e Prático (em português) ou Fifer Pig, Fiddler Pig e Edmund Pig (em inglês).

    A história

    Os personagens do conto são três porquinhos - Prático, Heitor e Cícero - e um lobo mau, cujo objetivo era devorar os porquinhos(unffss). Ao decidirem sair da casa de sua mãe (em algumas versões, da avó), (lembrando que em algumas versões, eles recebem uma herança de sua mãe/vó para assim poderem construir as casas) eles foram construir cada um a sua própria casa.

    Cícero, o mais preguiçoso, não se queria cansar e construiu uma cabana de palha. Heitor, decidiu construir uma cabana de madeira, enquanto Prático optou por costruir uma casa melhor estruturada, com cimento e tijolos. Como a sua casa demorou mais tempo para ser construída, Prático muitas vezes via os irmãos divertindo-se enquanto se esforçava para terminar o trabalho.

    Um dia o lobo surgiu e bateu na porta da casa de Cícero, que escondeu-se. Mas o lobo, com um assoprão, desfez a casa. Enquanto Cícero fugia, o lobo foi bater na porta de Heitor e, com dois assoprões, destruiu também a cabana de madeira.

    Heitor fugiu para a casa de Prático, onde já se encontrava Cícero. O lobo então foi à casa de Prático e tentou derrubá-la, sem sucesso. Após muitas tentativas, o lobo decidiu esperar a chegada da noite.

    Quando anoiteceu, o lobo foi tentar entrar na casa descendo pela chaminé, mas começou a sentir cheiro a queimado. Era Prático que, com uma panela ao lume, estava a queimar a cauda do lobo. O lobo então fugiu assustado e nunca mais voltou, e eles viveram felizes para sempre.

    Sexta-feira é dia de Lenda

    Cinderela é um dos contos de fadas mais populares da humanidade.

    Sua origem tem diferentes versões. A versão mais conhecida é a do escritor francês Charle Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado A Gata Borralheira. A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a. C. e a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm, semelhante à de Charles Perrault. Nesta, porém, não há a figura da fada-madrinha e, no final, as irmãs malvadas ficam cegas ao terem seus olhos furados por pombos.

    Sociólogos, historiadores e literatos vêem na história de Cinderela muito mais do que uma simples trama romântica. Por ter origem atemporal e ter surgido em várias civilizações diferentes, a trajetória da protagonista traduziria uma espécie de arquétipo fundamental, traduzindo o anseio natural da psiquê humana em ser reconhecida especial e levada a uma existência superior. A literatura e o cinema, cientes disso, utilizaram-se de seu arco dramático para o desenvolvimento de inúmeras outras obras de apelo popular. Além das animações de Walt Disney - que sempre buscaram inspiração nos contos de fadas - merece destaque o filme Uma linda mulher, protagonizado por Julia Roberts, e que foi sucesso de bilheteria nos anos 90.

    A história

    Cinderela era filha de um comerciante rico, que faleceu quando ela ainda era muito jovem. Foi então criada por sua madrasta malvada, que junto de suas duas filhas, transformaram-na em sua serviçal. Cinderela tinha de fazer todos os serviços domésticos - lavar, varrer, cozinhar - e ainda era alvo de deboches e malvadezas. Seu refúgio era o quarto no sótão da casa e seus únicos amigos, os animais da floresta.

    Um belo dia, é anunciado que o Rei irá realizar um baile no Castelo, para que o princípe escolha sua esposa dentre todas as moças do reino. No convite, distribuído a todos os cidadãos, havia o aviso de que todas as moças, fossem pobres, altas, magras, feias ou bonitas, deveriam comparecer ao Grande Baile.

    A madrasta de Cinderela sabia que ela era a mais bonita da região, então disse que ela não poderia ir, pois não tinha um vestido apropriado para a ocasião. Cinderela então costurou um belo vestido, com a ajuda de seus amiguinhos da floresta. Passarinhos, ratinhos e esquilos a ajudaram a fazer um vestido feito de retalhos, mas muito bonito. Porém, a madrasta não queria que Cinderela comparecesse ao baile de forma alguma, pois sua beleza impediria que o princípe se interessasse por suas duas filhas, muito feias. Então ela e as filhas rasgaram o vestido, dizendo que não tinham autorizado Cinderela a usar os retalhos que estavam no lixo. Fizeram isso de última hora, para impedir que a moça tivesse tempo para costurar outro.

    Muito triste, Cinderela foi para seu quarto no sótão e ficou à janela, olhando para o Castelo na colina. Chorou, chorou e rezou muito. De suas orações e lágrimas, surgiu sua Fada-madrinha que confortou a moça e usou de sua mágica para criar um lindo vestido para Cinderela. Também surgiu uma linda carruagem e os amiguinhos da floresta foram transformados em humanos, cocheiro e ajudantes de Cinderela. Antes de sua afilhada sair, a Fada-madrinha lhe deu um aviso: a moça deveria chegar antes da meia-noite, ou toda a mágica iria se desfazer aos olhos de todos. Cinderela chegou à festa como uma princesa. Estava tão bonita, que não foi reconhecida por ninguém. A madrasta, porém, passou a noite inteira dizendo para as filhas que achava conhecer a moça de algum lugar, mas não conseguia dizer de onde. O princípe, tão-logo a viu, se apaixonou e a convidou para dançar. A ciumeira foi generalizada, todas as moças do reino sentiram-se rejeitadas mas logo procuraram outros pares e a festa foi animada. Apenas a madrasta de Cinderela e suas duas filhas passaram a noite em um canto, tentando descobrir de onde teria vindo aquela moça tão bonita.

    Cinderela e o príncipe dançaram e dançaram a noite inteira. Conversaram e riram como duas almas gêmeas e logo se perceberam feitos um para o outro.

    Acontece que a fada-madrinha tinha avisado que toda a magia só iria durar até a meia-noite. Quando o relógio badalou as dozes batidas, Cinderela teve de sair correndo pela escadaria do Castelo. Foi quando deixou um dos pés de seu sapatinho de cristal. O príncipe, muito preocupado por não saber o nome da moça ou como reencontrá-la, pegou o pequeno sapatinho e saiu em sua busca no reino e em outras cidades. Muitas moças disseram ser a dona do sapatinho, mas o pé de nenhuma delas se encaixava no objeto.

    Quando o príncipe bateu à porta da casa de Cinderela, a madastra trancou a moça no sótão e deixou apenas que suas duas filhas feias experimentassem o sapatinho. Apesar das feiosas se esforçarem, encolheram os dedos, passarem óleo e farinha nos pés, nada do sapatinho de cristal servir. Foi quando um ajudante do príncipe viu que havia uma moça na janela do sótão da casa.

    Sob as ordens do príncipe, a madrasta teve de deixar Cinderela descer. A moça então experimentou o sapatinho, mas antes mesmo que ele servisse em seus pés, o príncipe já tinha dentro do seu coração a certeza de que havia reencontrado o amor de sua vida. Cinderela e o princípe se casaram em uma linda cerimônia, e anos depois se tornariam Rei e Rainha, famosos pelo bom coração e pelo enorme senso de justiça. Cinderela e o príncipe foram felizes para todo o sempre...

    quinta-feira, 22 de outubro de 2009

    Expectativa de vida dos brasileiros alcança 73 anos, diz OMS

    Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a expectativa de vida dos brasileiros está entre as mais altas do mundo, com uma média de 73 anos.

    O Relatório Estatístico sobre a Saúde no Mundo da organização, que foi apresentado hoje em Genebra e que conta com dados de 2007, ressalta que a expectativa de vida das pessoas das Américas do Norte e do Sul é de 76 anos.

    Dividido por sexos, as mulheres do continente americano vivem 78 anos e os homens, 73. Atrás deles, estão os europeus e os habitantes do Pacífico Ocidental, com uma média de 74 anos, enquanto a média no Sudeste Asiático é de 65 anos, Mediterrâneo Oriental, 64, e na África, 52.

    A nação latino-americana com uma expectativa de vida mais alta é Costa Rica, que alcança os 79 anos, e a mais baixa é da Guiana, com 60. A América Latina também fez vários progressos no âmbito da mortalidade infantil.

    "A América Latina tem uma média de 19 mortes de crianças com menos de 5 anos por cada mil nascidos vivos, é um grande progresso. Claro que há países que ainda estão muito atrás, mas acho que a região em seu conjunto vai no caminho certo", assegurou Carla Abouzahr, coordenadora do departamento de Estatísticas da OMS.

    Cuba, com uma média de seis mortes por cada mil nascidos, é o país com melhores resultados, seguido de Chile, com nove; e Costa Rica, com 11. Os piores indicadores são registrados por Guatemala, com 57; Bolívia, com 57; Guiana, com 60; e Haiti, com 76.

    O continente com menor mortalidade infantil é a Europa, com 15 a cada mil; seguido da América, com 19; a zona do Pacífico Oriental, com 22; Sudeste Asiático, com 65; Mediterrâneo Oriental, com 82; e África, com 145.

    IBGE
    Em setembro do ano passado, a Síntese de Indicadores Sociais 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que houve um aumento de 3,4 anos na expectativa de vida do brasileiro de 1997 para 2007. A expectativa de vida passou de 69,3 para 72,7 anos.

    Em 1997, a expectativa de vida das mulheres era de 73,2 anos, e a dos homens, 65,5 anos. Em 2007, a expectativa de vida das mulheres era de 76,5 anos, e a dos homens, 69 anos.

    De acordo com o IBGE, o aumento absoluto e relativo da população idosa é conseqüência do crescimento da esperança de vida ao nascer combinado com a queda do nível geral da fecundidade

    Chico Xavier

    A sua irritação não solucionará problema algum...
    As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas...
    Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
    O seu mau humor não modifica a vida...
    A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus...
    A sua tristeza não iluminará os caminhos...
    O seu desânimo não edificará ninguém...
    As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade...
    As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você...
    Não estrague o seu dia.
    Aprenda a sabedoria divina,
    A desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre...
    Para o infinito bem!

      Chico Xavier

    Pronomes

    Pronomes de tratamento
    "Vossa Excelência"
    O tema deste módulo são os pronomes de tratamento, usados normalmente em situações de cerimônia: Vossa Excelência, Vossa Senhoria, Vossa Alteza etc.

    Quando o presidente fala em cadeia nacional, o locutor diz "Vamos ouvir a palavra do Excelentíssimo Senhor Presidente da República...".

    O presidente é Excelência. Usa-se esse pronome de tratamento para todas as autoridades constituídas, do vereador ao presidente.

    É oportuno aqui tocar numa dúvida comum em relação aos pronomes de tratamento: quando usar "Vossa" e "Sua"? Ao falarmos diretamente com a pessoa, devemos usar "Vossa"; quando estivermos falando da pessoa, usaremos "Sua".

    Aproveitando o exemplo acima: o locutor da Agência Nacional anunciaria aos brasileiros "Sua Excelência, o Presidente da República ...". No caso, o locutor estaria falando do Presidente.Se estivesse falando com o presidente, o correto seria " Vossa Excelência...".

    Outra confusão corrente é quanto ao uso do possessivo. Qual das duas formas a seguir seria correta:

    Vossa Senhoria deve expor seu projeto
    ou
    Vossa Senhoria deve expor vosso projeto?

    O "Nossa Língua Portuguesa" fez essa pergunta às pessoas na rua. A maioria respondeu "... expor vosso projeto". A maioria, portanto, errou.Vossa Senhoria é pronome de tratamento e pertence sempre à 3ª pessoa. "Vosso" seria correto se estivesse combinado a "vós".

    Ex: Vós deveis apresentar vosso projeto.

    Há uma dica para facilitar a compreensão. Pense na palavra "você", que também é pronome de tratamento da 3ª pessoa.Como você diria:

    Você deve expor seu pensamento
    ou
    Você deve expor vosso pensamento?

    A alternativa correta é a primeira.
    Se "Vossa Senhoria" ou "Vossa Excelência" são de 3ª pessoa, usamos "seu" projeto ou "seu" pensamento.

    Caso você encontrasse o Presidente da República, perguntaria a ele: "Vossa Excelência recebeu a carta que lhe enviei" ou "Vossa Excelência recebeu a carta que vos enviei"?

    O correto seria "a carta que lhe enviei". Eu enviei ao Senhor, a Vossa Excelência, a você e, portanto, "lhe enviei".

    Os pronomes de tratamento sempre estão relacionados à 3ª pessoa.

    quarta-feira, 21 de outubro de 2009

    ADVOCACIA (Segundo os Irmãos Marx)

    com Heloísa Périssé e elenco
    Dias 23 e 24 de outubro, Sexta e Sábado às 21h no Teatro Bourbon Country

    Heloisa Périssé, Wilson Santos, Robson Nunes, Alex Moreno, Flavio Baiocci e Alexandre Pinheiro dividem o palco na comédia “Advocacia Segundo os Irmãos Marx”, sob direção de João Fonseca e texto Bernardo Jablonski. São seis esquetes baseados em textos dos Irmãos Marx, o quarteto mais louco do cinema.
    A comédia conta as hilárias situações vividas por Yasmim Robalo, uma advogada incompetente e corrupta, interpretada pela atriz Heloísa Perissé. Na comédia mais de 32 personagens, femininos e masculinos, são divididos entre os 5 atores que compõem o elenco.

    Ingressos:

    Bilheteria do Teatro do Bourbon Country
    Horário de atendimento das 14h às 22h de segunda a sábado.

    Plantão de vendas Urban Concept (Rua Luiz Manoel Gonzaga,416) a partir de 03/10
    Horário de atendimento das 10h às 12h e 14h às 18h de segunda a domingo.

    Telentrega Ingresso Show (51) 8401.0555
    Horário de atendimento das 9h às 19h de segunda a sexta.
    ISENÇÃO DA TAXA DE ENTREGA EXCLUSIVA PARA CLIENTE CREDICARD, CITIBANK E DINERS

    Preço - 1° Lote Promocional
    Galerias - R$ 50,00
    Mezanino - R$ 70,00
    Platéia Alta - R$ 70,00
    Platéia Baixa - R$ 80,00
    Camarote - R$ 100,00

    Desconto de 10% no Clube Premier Bourbon (usuários dos cartões Zaffari Card, Bourbon Card, e Rancho Card)
    Desconto de 10% para titular cartão ZH
    Descontos não cumulativos.
    Não recomendado para menores de 12 anos

    Agenda Opus

    Neil Young

    Neil Young

    John Lennon

    Piada de português

    O Português Não Indenizado - by BIRO BIRO
    -João, estou precisando de dinheiro e vou tirar algum órgão do meu corpo para receber a indenização. Me dê alguma idéia?

    -Sim! Pegue uma faca e corte uma mão!

    -Mas como vou cortar a outra?

    -Ah. . . Eh verdade. Já sei! Vá até a linha do trem e coloque as duas mãos nos trilhos. Quando o trem vier, ele corta suas mãos.

    E lá foi o portuga para o trilho, esperar o trem. Quando o trem chegou perto, o portuga se desesperou, colocou as mãos no rosto e disse:

    -Não quero nem ver!

    Enigmas (Que foi, vai encarar?).


    Humor

    * O primeiro ano é o mais difícil. Os restantes são impossíveis.
    Isidoro Loi
    * Não te cases por dinheiro, podes conseguir um empréstimo mais barato.
    Provérbio escocês
    * Quando um casal de recém casados sorri, todo mundo sabe porquê. Quando um casal com mais de dez anos de casados sorri, todo mundo pergunta por quê.
    Anônimo

    Sistema Tributário Brasileiro

    " O bizantino sistema tributário brasileiro é um grande obstáculo aos negócios e ao progresso do país. Um recente estudo do Banco Mundial constatou que uma empresa típica brasileira precisa de 2.600 horas ao ano para pagar seus impostos, o que coloca o país em último lugar entre as 177 nações pesquisadas. Na Irlanda, o prazo para a mesma tarefa é de 76 horas."
    The Financial Times

    Fazer um milagre...

    "Fazer um milagre é um grande feito, mas não é grande o bastante. Fazer um milagre significa permanecer no mundo do ego. A verdadeira grandeza é tão comum que não precisa ser dita. É tão comum que nunca tenta provar nada."
    "A vida em si já é um milagre, mas o ego não está pronto para aceitar isso. Ele quer algo especial, algo que ninguém mais esteja fazendo, algo extraordinário."

    OSHO

    Frase do dia

    "Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização."
    (Martin Luther King)

    terça-feira, 20 de outubro de 2009

    ANIMAIS EM EXTINÇÃO


    Gorila

    Insetos

    Leão Africano

    Chico Xavier

    Tudo que criamos para nós,
    de que não temos necessidade,
    se transforma em angústia, em depressão...

    Chico Xavier

    Dicas da língua portuguesa

    "Sob", "sobre"

    "Sob nova direção". Lemos comumente essa frase em faixas de postos, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Algumas vezes o que está escrito, no entanto, é: "Sobre nova direção". E agora?

    O "Nossa Língua Portuguesa" foi às ruas perguntar qual a forma correta:

    "O posto está sob nova direção ou sobre nova direção?"

    O resultado foi animador: das seis pessoas entrevistadas, cinco acertaram. Responderam "O posto está sob nova direção".

    Sob = embaixo
    Sobre = em cima

    Se você coloca o livro sobre a mesa, você está colocando o livro em cima da mesa. Se você coloca o livro sob a mesa, ele, então, ficará embaixo da mesa. "Sob" e "sobre", portanto, têm significados opostos.

    Vejamos uma canção em que essas preposições aparecem. Chama-se "A mesma praça", de Paulo Miklos:

    Sou do chão negro asfalto
    da avenida São João
    Sob o escuro manto fumaça
    sombra do minhocão
    Sob o céu cinzento de
    São Paulo insano e mau
    Brasileiro cuspido dos canhões
    na Hungria cigano e bárbaro
    bastardo dos portugueses
    mouro feroz e bárbaro
    desorientado dos beijos de
    línguas e lugares embaralhados
    Da rua Apa quando desaba
    a Barra Funda dos prostíbulos
    de toneladas de poeira e fuligem
    sobre a poesia
    Judeu de disfarce católico
    ateu crente no candomblé
    de todas as fugas e enfrentamentos
    continuo de pé.

    Paulo Miklos utiliza as duas expressões com consciência, e a diferença fica bem clara. É simples, não? Basta apenas um pouco de atenção para não confundir as duas palavras.



    Frase do dia

    Quem planta flores, planta beleza e perfumes para alguns dias. Quem planta árvores, planta sombra e frutos por anos, talvez séculos.

    Mas quem planta idéias verdadeiras, planta para a eternidade.

    Jesus

    segunda-feira, 19 de outubro de 2009

    Dindao no Violao tocando Dire Straits

    ANIMAIS EM EXTINÇÃO

    Da América à Ásia, de Norte a Sul, o tráfico ilegal de animais vivos, floresce. O mercado consumidor são os colecionadores privados, laboratórios de pesquisa, lojas de animais, zoológicos, circos e até curandeiros da Ásia. É o terceiro maior negócio em contrabando depois de drogas e armas. Os traficantes combinam ingenuidade com desumanidade nos métodos de disfarce da bagagem/animal. A maioria dos especialistas em desvendar o tráfico animal concorda que a melhor estratégia é conscientizar os compradores e não os vendedores (pois este tráfico é extremamente lucrativo para eles).
    Chimpanzé
    Cavalo da Mongólia
    Elefante Africano

    Frase do dia

    "Morremos como mortais que somos, e vivemos como se fôramos imortais."

    Lucius Amadeus Sêneca

    domingo, 18 de outubro de 2009

    Foto dos Stones



    Morte de guitarrista dos Rolling Stones há 40 anos será investigada

    Brian Jones foi encontrado morto na piscina.
    Polícia diz ter recebido novas informações sobre caso.

    Da Reuters

    Foto: Divulgação
    Divulgação
    Brian Jones (acima, ao centro) e os Rolling Stones. (Foto: Divulgação)

    Notícia divulgaga em 03 de agosto último, diz que a polícia inglesa vai abrir nova investigação sobre a morte de Brian Jones, ex-guitarrista dos Rolling Stones, depois de receber novas informações sobre o caso.

    Membro fundador da banda, Jones tinha 27 anos quando foi encontrado morto no fundo da piscina de sua casa no sul da Inglaterra, 40 anos atrás, no dia 3 de julho de 1969.

    Um inquérito na época concluiu com o veredicto de morte acidental.

    Um representante da polícia de Sussex disse na segunda-feira que a polícia recebeu de um jornalista investigativo novas informações sobre a morte do músico.

    "Esses papéis serão examinados pela polícia de Sussex, mas ainda é cedo para comentar qual será o resultado da investigação," disse o porta-voz.

    Conhecido por seus trajes bombásticos e seus excessos no consumo de drogas, Brian Jones tinha deixado a banda pouco antes de sua morte.


    Guitarrista dos Rolling Stones está trabalhando com Jack White

    Notícia divulga em 03 de setembro último, informa que Keith Richards disse que os dois fizeram 'algumas músicas juntos'.
    Músico falou ainda que quer gravar um álbum dos Stones em 2010.

    O guitarrista Keith Richards. (Foto: AP)

    Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, está trabalhando com Jack White (das bandas White Stripes, Raconteurs e The Dead Weather).

    Os dois músicos, conforme adiantou Richards à revista “Rolling Stone” norte-americana, já gravaram algumas faixas juntos. “Gosto de trabalhar com ele”, comentou, sem dar mais detalhes.

    O músico disse que mantém contato com White e deixou no ar a possibilidade de tê-lo como produtor do próximo álbum da banda. “Tudo o que posso dizer é que estamos em contato.”

    Os Rolling Stones, aliás, podem se reunir em estúdio no início do ano que vem para começar a trabalhar em um novo disco. “Estou tentanto juntar os rapazes”, disse Richards. “De um jeito ou de outro, vou colocá-los na linha.”

    No dia 02 de setembro, o porta voz dos Stones negou os rumores sobre a saída do baterista Charlie Watts depois que um site australiano divulgou a notícia.

    Exposição exibe fotos raras de Beatles, Bowie e Rolling Stones

    Beatles, David Bowie, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Kinks e The Who: artistas e bandas que fizeram dos anos 60 a década mais celebrada do rock‘n‘roll inspiram exposição em Londres. ouNo dia 15 de outubro, a National Portrait Gallery inaugurou a mostra The Beatles to Bowie: the 60‘s exposed, com a exibição de 150 fotografias raras - muitas delas inéditas - destes e de outros artistas que marcaram época. Ítens de colecionador também fazem parte da exposição, que evoca a importância de Londres como centro de efervescência cultural. The Beatles to Bowie fica em cartaz até o dia 24 de janeiro na capital inglesa.

    Da Agência O Globo

    Mick Jagger compra apartamento milionário para o filho Lucas

    05.10.09

    O veterano roqueiro Mick Jagger, dos Rolling Stones, acaba de se tornar o feliz proprietário de um tríplex milionário no abastado bairro do Morumbi, em São Paulo. Não que o astro britânico de 66 anos esteja de mudança para a capital paulista, mas de acordo com o colunista Ancelmo Gois, o apartamento comprado no luxuoso condomínio Park Cidade Jardim é para Lucas, o filho de 10 anos que Jagger tem com a modelo e apresentadora brasileira Luciana Gimenez.

    Jagger e Gimenez se conheceram numa festa durante visita dos Rolling Stones ao Brasil, em 1998. Lucas nasceu no ano seguinte, mas o roqueiro só reconheceu a paternidade após um exame de DNA. De acordo com a nota publicada nesta segunda-feira por Ancelmo Gois, o valor mínimo dos apartamentos no prédio do Morumbi é de cerca de R$ 3 milhões.

    Da Agência O Globo




    Rolling Stones relançam 14 álbuns remasterizados

    Os Rolling Stones estão relançando em cópias remasterizadas 14 de seus álbuns entre clássicos e seus discos mais recentes. O pacote chegará às lojas em três datas diferentes e uma caixa para colecionadores contendo todos os CDs também deverá ser lançada.

    Os primeiros trabalhos a receber o tratamento especial são Sticky Fingers (1971), Goats Head Soup (1973), It's Only Rock 'N' Roll (1974) e Black And Blue (1976), que chegaram ao mercado dia 04 de maio. Dia 08 de junho foi a vez do relançamento de Some Girls (1978), Emotional Rescue (1980), Tattoo You (1981) e Undercover (1983).

    Os últimos a chegarem às prateleiras serão os mais recentes trabalhos dos Stones: Dirty Work (1986), Steel Wheels (1989), Voodoo Lounge (1994), Bridges To Babylon (1997) e A Bigger Bang (2005). Seu lançamento foi em 13 de julho.

    Coletânea de George Harrison

    Foi anunciado em junho lançamento de coletânea oficial e completa do Beatle George Harrison_- O disco chamado Let It Roll: Songs by George Harrison terá música de todas as fases da carreira do guitarrista e foi lançado em 16 de junho.

    Os detalhes sobre a compilação foram revelados após a cerimônia realizada na calçada da Fama na qual George foi homenageado postumamente com uma estrela. O disco terá músicas de sua carreira solo (como "My Sweet Lord", "Got My Mind Set on You" e "Isn't It a Pity") e composições gravadas pelos The Beatles ("Something", "While My Guitar Gently Weeps" e "Here Comes The Sun").

    A lista de faixas do lançamento será anunciado em breve. Todas as músicas serão remasterizadas digitalmente e o CD terá encarte com fotos raras.

    Comercial recria momento histórico dos Beatles

    O vídeo promocional foi para divulgar o novo jogo “The Beatles: Rock Band” lançado no próximo dia 9 de setembro. O comercial mescla imagens de arquivo e atuais, a animação ajuda a recriar o cenário de uma das fotos mais emblemáticas do rock, a capa de Abbey Road, disco de 1969.

    O jogo estará disponível para os consoles Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii, com joysticks semelhantes aos instrumentos usados pela banda, a guitarra Rickenbacker 325, usada por John Lennon é um dos exeplos. O game ainda contará com 45 faixas de todas as fases dos garotos de Liverpool e os jogadores poderão complementar a coleção de músicas com downloads dos discos Rubber Soul, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e Abbey Road.
    Ver vídeo abaixo.

    The Beatles

    Aquecimento global: os efeitos no Ártico

    Especialistas preveem um aumento na temperatura do Ártico de até 9ºC durante o século XXI e o Pólo Norte pode ficar totalmente sem gelo no verão em apenas duas décadas. Um aquecimento de entre 3ºC e 5ºC já desencadearia mudanças bruscas nos ecossistemas da zona.

    Estas são algumas das conclusões da equipe internacional que participou da primeira expedição no Ártico do chamado projeto Arctic Tipping Points (ATP, pontos de mudança no Ártico, em inglês), que constatou que uma massa de água quente proveniente do Atlântico invade grande parte do setor europeu do Oceano Glacial Ártico.

    O aquecimento das águas árticas está provocando o derretimento rápido do gelo, assim como o deslocamento das espécies próprias da região para o norte.

    Um dos objetivos principais da expedição, da qual participou o Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC, na sigla em espanhol), foi determinar a partir de que nível de aquecimento podem ocorrer mudanças bruscas no Ártico, uma área geográfica situada ao redor do Pólo Norte da Terra.

    FATORES DE RISCO DA DEPRESSÃO

    Fatores de riscoSabe-se que há uma predisposição genética e fatores que podem desencadear o mal, como:1. história familiar de casos semelhantes2. perdas, lutos e estresse 3. personalidade tímida, introspectiva e insegura4. muitas experiências de fracasso na vida 5. ser mulher (por causa das constantes oscilações hormonais) 6. gravidez e parto 7. pouco convívio social e relações desestruturadas

    PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

    Prevenção e tratamentoPrevençãoAlguns tipos de depressão não podem ser evitados já que algumas teorias científicas indicam que eles podem ser causados pelo mau funcionamento do cérebro. Mas há boas evidências de que ela pode ser evitada com bons hábitos de saúde. Uma alimentação adequada, exercícios, férias, não trabalhar em excesso e guardar um tempo para fazer as coisas que curte são algumas das coisas que ajudam a deixar a tristeza de lado.Depressão clássica Um indivíduo em depressão clássica sente um profundo e constante sentimento de desesperança e desespero. A depressão clássica é manifestada por uma combinação de sintomas que interferem na habilidade de trabalhar, estudar, dormir, comer e realizar atividades antes prazerosas. É comum que episódios de depressão ocorram várias vezes durante a vida.Quem passa pela depressão clássica? A depressão ocorre em homens e mulheres de qualquer idade. Porém ela acomete mais as mulheres. Há de duas a três mulheres deprimidas para cada homem. Não se pode ao certo determinar o motivo disso, mas os médicos avaliam fatores genéticos e hormonais. Mas também pode ser que a depressão nos homens não seja bem reportada. Os homens que sofrem de depressão clássica tendem a procurar menos ajuda do que as mulheres. Os sinais de depressão em homens estão mais relacionados à irritabilidade, raiva e uso abusivo de drogas e álcool. O que pode gerar a depressão?Dor (perda de uma pessoa amada, fim de um casamento) Disputas interpessoais (conflitos com pessoas queridas, chefes ou abusos sexual, físico ou emocional) Mudanças na vida (mudança de casa, graduação, troca de emprego, aposentadoria) Déficits interpessoais (lidar com o isolamento social ou sentimentos de privação) Nem todo mundo tem um motivo tem um motivo desses Como a depressão clássica é diagnosticada?Se você está deprimido ou tem sintomas que duram mais de duas semanas, procure um médico ou um psiquiatra. Seu médico lhe fará passar por uma avaliação, prestando bastante atenção ao seu histórico familiar e psiquiátrico. Não há exames específicos para detectar a depressão. Mas um exame de sangue, por exemplo, pode apontar doenças com sintomas parecidos com a depressão, como o hipotireoidismo. Quais tratamentos estão disponíveis para o tratamento da depressão clássica?A depressão clássica é uma doença séria, mas tratável. Seu médico, muito provavelmente, irá lhe prescrever um remédio antidepressivo. Uma terapia também pode ser recomendada. DistimiaA distimia, também chamada de depressão crônica, é a forma menos intensa de depressão, mas seus sintomas duram por um longo período, inclusive anos. As pessoas que sofrem de distimia geralmente vivem normalmente, mas parecem estar sempre infelizes. É comum quem tem distimia também enfrentar a depressão clássica por um período. Isso é chamado de depressão dupla.Os sintomas são os mesmos da depressão clássica: Tristeza e pessimismo persistente Sentimento de culpa, desesperança ou que nada vale a pena Perda de interesse ou prazer por atividades que antes você curtia. Isso inclui o sexo Dificuldade de concentração e reclamações de memória fraca Ganho ou perda de peso Fadiga, baixa energiaAnsiedade, agitação e irritação Pensamentos suicidas Movimentos e fala lentosDor de cabeça, de estômago e problemas digestivos Como a distimia é diagnosticada? Se você está deprimido e apresenta sintomas por mais de duas semanas, visite um médico ou um psiquiatra. Assim como em outros tipos de depressão, não existem exames físicos capazes de detectar a distimia. Só um médico poderá detectá-la. Quais são os tratamentos? A distimia é uma doença séria, mas tratável. Algumas pessoas vão reagir bem só com a terapia. Mas outras irão precisar da medicação.Depressão atípicaQuem tem esse tipo de depressão sofre um aumento de apetite e, conseqüentemente, de peso. A pessoa tende a dormir muito e a ter alterações de humor ao longo do dia. Doença maníaco-depressivaÉ um transtorno bipolar que acomete cerca de 1% da população. Em geral, manifesta seus primeiros sintomas na adolescência, quando o jovem alterna fases depressivas com outras de euforia ou irritação. Pode também ter uma redução no número de horas necessárias de sono, hiperatividade e aumento da auto-estima. Ao mesmo tempo, não consegue realizar tarefas por causa de uma grande desconcentração.Depressão sazonalÉ aquela depressão que aparece todo ano, sempre na mesma época. É comum ocorrer no inverno, quando, além dos sintomas tradicionais da depressão, a pessoa sente uma extrema falta de energia, um aumento na necessidade de dormir, vontade de comer carboidratos, aumento do apetite, fome e desejo de ficar sozinho. É mais comum observá-la em pessoas que vivem em regiões de altas altitudes, onde as variações climáticas são maiores. Além disso, a luminosidade também pode ter um papel importante nesse tipo de depressão. Por isso, além dos remédios, o médico pode receitar mais luzes em sua casa ou escritório.Além dos sintomas da depressão, a depressão psicótica também inclui algumas características da psicose, como alucinação e ilusões (pensamentos irracionais e medos). Os sintomas mais comuns são: Ansiedade Agitação Hipocondria InsôniaImobilidade físicaConstipação Dificuldade intelectualPsicose O tratamento pode incluir uma internação hospitalar e a constante visitação médica. Uma combinação de antidepressivos e medicamentos anti-psicóticos costumam fazer os sintomas ficarem mais leves. A eletroconsulsoterapia também pode ser usada. Depressão pós-partoÉ uma complexa mistura de mudanças físicas, emocionais e de comportamento que ocorre após o parto. Essa depressão é atribuída a alterações químicas, sociais e psicológicas. Afeta de 50% a 75% das mulheres no período que vai do parto até o restabelecimento dos órgãos genitais da mulher (puerpério). Cerca de 10% das mulheres desenvolvem um tipo de depressão mais grave, que se estende por um longo período pós-parto. E uma a cada um milhão de mulheres tem a psicose pós-parto, a modalidade mais séria de depressão pós-parto.Alguns fatores aumentam o risco de depressão pós-parto: Ter um histórico de depressão ou de tensão pré-menstrualA idade na época da gravidez. Quanto mais nova você for, maiores as chances Pouco apoio Filhos. Quantos mais filhos você tiver, mais chance há de desenvolver a doença Conflitos no casamento Dúvidas sobre a gravidezMedicamentos Há diversos tipos de remédios usados para tratar a depressão. Esses medicamentos aliviam os sintomas da depressão ao aumentar o fornecimento de substâncias químicas do cérebro, chamadas neurotransmissores. Acredita-se que eles melhoram as emoções. De todas as doenças psiquiátricas, a depressão é aquela que melhor responde ao tratamento com remédios. De 80% a 90% dos pacientes melhoram ao tomar medicamentos. Os remédios demoram cerca de duas semanas para começar a fazer efeito. Também é preciso prestar atenção nos efeitos colaterais e na maneira como o medicamento é retirado depois que os sintomas desaparecem. Não se pode parar de tomar as drogas de uma vez. Isso aumenta o risco de recaída. Tratamento psicológicoA terapia pode ajudar no tratamento da depressão e até potencializar o efeito dos remédios. Exercícios A prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios. Reduz, por exemplo, a ansiedade, o estresse, a depressão, aumenta a auto-estima e melhora o sono. Além disso, fortalece o coração, faz o corpo usar melhor o oxigênio, baixa a pressão, melhora o tônus muscular, reduz a gordura do corpo, faz você ficar esbelto e saudável. As pesquisas têm apontado que os exercícios são um eficiente, mas muitas vezes, subutilizado meio de amenizar a depressão. Qualquer que seja o tipo de atividade física escolhida, ela pode colaborar para melhorar o quadro depressivo.

    O QUE É A DEPRESSÃO

    O que éTodo mundo uma vez ou outra na vida se sente deprimido ou triste. É uma reação natural à perda, aos desafios da vida e à baixa auto-estima. Mas, às vezes, o sentimento de tristeza se torna intenso, dura longos períodos e retira a pessoa da vida normal. A depressão é o mais comum dos transtornos mentais, mas é uma doença tratável. Os tipos de depressão são: clássica, distimia, transtorno bipolar e sazonal. A Organização Mundial da Saúde calcula que, em vinte anos, a depressão ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam.Reconhecer a depressão é freqüentemente o maior obstáculo para diagnosticar e tratar a depressão. Infelizmente, aproximadamente metade das pessoas que passa pela depressão nunca tem a doença diagnosticada ou tratada. E isso pode ser uma ameaça: mais de 10% das pessoas que têm depressão se suicidam. Aqui estão alguns sinais aos quais você deve ficar atento: TristezaPerda de interesse por coisas que antes você gostavaFalta de energia Dificuldade de concentraçãoDificuldade de tomar decisões Insônia ou sono em excesso Problemas no estômago ou na digestão Sentimento de desesperançaProblemas sexuais, como a falta de interesse Dores Mudança no apetite, levando ao ganho ou à perda de peso Pensamentos de morte, suicídio e auto-mutilação Tentativa de suicídioComo a depressão é diagnosticada?O diagnóstico da depressão começa com um exame físico. Há algumas viroses, remédios e doenças que podem causar sintomas parecidos com os da depressão. O médico irá querer saber quando os sintomas começaram, quanto eles estão durando e o quão severos são. Também irá querer saber se você já sentiu algo parecido antes e qual foi o tratamento. O histórico familiar também é importante, assim como o uso de drogas e álcool. Embora não exista nenhum exame para diagnosticar a depressão, há algumas características que podem levar ao diagnóstico apropriado. Se uma doença física for descartada, seu médico deverá considerar lhe encaminhar para um psicólogo ou para um psiquiatra. Eles vão determinar qual é o melhor tratamento para seu caso: psicoterapia ou remédio ou a combinação de ambos.A eletroconvulsoterapia também pode ser indicada para casos mais graves ou para pacientes com intolerância aos remédios. É realizada em clínicas, com o uso de anestesia geral. O paciente recebe alguns choques. No passado, por ter sido usado de forma indiscriminada, ele gerou muitas críticas e polêmicas. Como saber quando preciso de ajuda?Quando a depressão estiver afetando negativamente sua vida, como ao causar dificuldades nos relacionamentos, nas questões do trabalho ou disputas familiares Se alguém que você conhece estiver tendo pensamentos suicidas PsiquiatraMédico especializado em tratar distúrbios psicológicos. Como os psiquiatras são médicos, eles podem prescrever remédios, como antidepressivos. Alguns também são psicoterapeutas. PsicólogoProfissional que se especializa em tratar distúrbios mentais ou emocionais. Em geral, ele usa a psicoterapia para tratar pessoas em depressão. Eletroconvulsoterapia Eletroconvulsoterapia é normalmente usada para tratar casos mais graves de depressão. Durante o exame, uma corrente elétrica é aplicada no couro cabeludo. É um dos mais rápidos meios de aliviar os sintomas de pacientes com casos sérios de depressão, doenças mentais ou com tendências suicidas. Mas só é usada quando não há resposta a outros tipos de tratamento. Antes de se aplicar a eletroconvulsoterapia, o paciente é colocado para dormir com uma anestesia geral, além de um relaxante muscular. Os eletrodes são colocados no couro cabeludo e causam um choque no cérebro. Como os músculos estão relaxados, há apenas um leve movimento nos pés e nas mãos. O paciente acorda minutos depois, não se lembra do tratamento e, em geral, está confuso. Essa confusão mental dura por pouco tempo.A eletroconvulsoterapia segue sendo um método não muito bem compreendido, apesar de ser usado desde a década de 40. Os riscos desse tratamento e seus efeitos colaterais estão, na maior parte dos casos, relacionados ao uso inadequado dos aparelhos. Mas, antes de passar por uma eletroconvulsoterapia, é preciso fazer uma série de exames para saber se seu corpo suporta esse tratamento. Caso você opte pela eletroconvulsoterapia, lembre-se que seus efeitos podem ter curta duração. Muitos pacientes sofrem recaídas quando o tratamento cessa. Entre seus efeitos colaterais está a perda de memória de curto prazo. Mas isso costuma passar uma ou duas semanas depois do tratamento. Remédio antidepressivoAntidepressivos são medicamentos usados para tratar a depressão. Há uma variedade muito grande de remédios. Todos funcionam para extinguir ou aliviar os sintomas da depressão. Mas ainda há dúvidas sobre a segurança dos remédios no tratamento de crianças e adolescentes. Acredita-se que eles possam aumentar os riscos de suicídio. Como o médico escolhe o antidepressivo?O médico vai levar em consideração os seus sintomas, quais outros medicamentos você está tomando, os efeitos colaterais e os custos. Geralmente, começa-se tomando uma baixa dose, que vai sendo aumentada até se perceber a melhora. Por quanto tempo eu tomarei os remédios? É comum eles serem tomados de seis meses e um ano para pacientes que estejam tratando a depressão pela primeira vez. Para que o efeito deles apareça, é preciso tomá-los por quatro ou oito semanas. Quando o médico decidir que é hora de parar de tomar o antidepressivos, ele vai fazer isso de forma gradual, para ver se você não pode ter uma recaída. Nunca pare de tomar o remédio sem conversar com o médico antes. TerapiaA psicoterapia ou simplesmente terapia é a primeira forma de tratamento recomendada para a depressão. Envolve um conjunto de técnicas. Durante as sessões, o paciente conversa com um especialista em tratamento de doenças mentais que vai ajuda-lo a identificar e trabalhar fatores que possam estar causando a depressão. Muitas vezes, esses fatores emocionais se unem a outros como hereditariedade e desbalaceamentos químicos.Como a terapia ajuda na depressão?A terapia ajuda a pessoa com depressão: 1. A entender comportamentos, emoções e idéias que possam estar contribuindo para a doença 2. Identificar e entender problemas ou eventos da vida, como uma doença grave, a morte de alguém, a perda de um emprego, uma separação 3.Recuperar o prazer pela vida e o sentimento de controle sobre ela 4.Aprender técnicas para lidar com os problemas TiposIndividual: Envolve apenas o paciente e o terapeuta Grupo: Dois ou mais pacientes podem participar da terapia ao mesmo tempo. Durante a sessão, ele dividem suas experiências e aprendem que outras pessoas sentem as mesmas coisas que eles e podem ter tido as mesmas experiências Casal: O casal aprende a compreender os problemas e sentimentos do seu parceiro e quais mudanças no comportamento e na comunicação podem ajudar Familiar: Como a família é um elemento-chave para ajudar quem está com depressão, pode ser útil seus membros compreenderem o que está acontecendo com a pessoa amada e como podem ajudarDicasA terapia funciona melhor quando você comparece aos horários agendados. A eficiência desse método depende da sua participação ativa. Requer tempo, esforço e regularidade. Quando você começar o tratamento, estabeleça algumas metas com o seu terapeuta. Então, gaste algum tempo revendo seu progresso com o terapeuta. Lembre-se de que a terapia envolve uma reavaliação dos seus pensamentos e comportamentos, identificar o que causa a depressão e trabalhar para modificar isso. Quem faz terapia se recupera mais rapidamente e tem menos recaídas. Pode demorar mais para surtir efeitos do que os antidepressivos, mas há evidências de que dura mais. Crianças podem realmente sofrer de depressão? Sim, mas depressão é um quadro diferente daquela tristeza que pode acometer as crianças. Não é porque a criança parece estar triste que ela está depressiva. Mas, se a tristeza se torna persistente ou se outros comportamentos interferem na vida social, na escola e na família, isso pode indicar que ela está depressivaQuais são os sintomas? Os sintomas podem variar. Muitas vezes, a depressão infantil não é diagnosticada porque passa por algo comum às variações emocionais e psicológicas da fase de crescimento. Os primeiros sintomas da depressão são: tristeza, falta de esperança e alterações no humor. Outras características são: Irritabilidade ou bravezaTristeza constante Introversão Sentimento de rejeição Mudança no apetiteAlteração no sono Acessos de gritos ou choros Dificuldade de concentração FadigaReclamações de dores físicas que não saram com tratamento, como dor de estômago ou de cabeça Redução da atividade com amigos, em casa, na escola Sentimento de culpa Pensamentos de morte ou de suicídio O que causa depressão em crianças? Assim como nos adultos, a depressão em crianças pode ser causada por qualquer combinação de fatores relacionados à saúde física, acontecimentos da vida, histórico familiar, ambiente, vulnerabilidade genética e distúrbios bioquímicos. A depressão não é um estado de humor passageiro que vai embora sem tratamento.Como é feito o diagnóstico? Se os sintomas de depressão na criança duram pelo menos duas semanas, você deve agendar uma visita ao médico para saber se não há motivos físicos para os sintomas. Uma consulta com um terapeuta também é recomendável. Quais são as opções de tratamento?As opções de tratamento para as crianças com depressão são semelhantes às usadas em adultos, incluindo terapia e medicação. O papel que a família e o ambiente desempenham no tratamento é diferente daquele relacionado aos adultos. Primeiro, o médico da criança pode recomendar a terapia. Depois, se não houver melhora, ele pode considerar o uso de um antidepressivo. Depressão em adolescentesÉ normal o adolescente se sentir triste de vez em quando. Mas, quando a tristeza dura mais do que duas semanas e o jovem apresenta outros sintomas de depressão, ela ou ele pode estar depressivo. Existem muitas razões para o adolescente se tornar infeliz. Ambientes estressantes podem levar à depressão. O jovem pode ter sentimentos de inadequação ou inutilidade em relação ao desempenho escolar, à orientação sexual, à interação sexual ou à vida em família. Se as coisas que o adolescente curte, entretanto, não são capazes de animá-lo, há boas chances de ele estar deprimido. A depressão também tende a ser mais comum em jovens com histórico da doença na família. Se você acha que um adolescente está deprimido, leve-o ao médico. Quais são os sintomas?Freqüentemente, os adolescentes deprimidos vão apresentar uma mudança no pensamento e no comportamento, perder a motivação e se retrair. São os principais sintomas da depressão em adolescentes: Tristeza, ansiedade ou sentimento de desesperança Perda de apetite ou apetite compulsivo Trocar o dia pela noite Retirar-se do círculo de amigos Comportamento rebelde, notas baixas e até faltas na escola Reclamações de dor de cabeça, estômago, costas e fadiga Uso de drogas, álcool e atividades sexuais promíscuas Preocupação com a morte Como a depressão é diagnosticada em adolescentes?Não existem exames específicos para detectar a depressão. São usadas entrevistas com o paciente e testes psicológicos com o indivíduo e sua família, professores e namorados. O grau da depressão e o risco de suicídio são determinados por meio dessas entrevistas. Como tratar a depressão?Há uma variedade de métodos usados para se tratar a depressão. Seu médico irá determinar qual é o melhor tratamento para seu adolescente. Suicídio de adolescentesSinais de alerta:Ameaças de se matar Preparar-se para morrer: doar seus bens preferidos, escrever cartas de despedida ou expressar desejos Não ter esperança no futuro Não se importar mais com nada, nem com si mesmo