traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 7 de junho de 2009

Vícios de linguagem (continuação)

4- Cacófato - é a palavra inconveniente, descabida, ridícula ou obscena que resulta da união de partes de outras palavras:
Ela tinha muito dinheiro. (é latinha)
Não tenho pretensões acerca dela . (a ser cadela)
É preciso ter fé demais! (fede mais)
5 - Colisão - é a sequência de sons consonantais iguais, da qual resulta um efeito acústico desagradável:
Sabe, de você se sair satisfatoriamente bem, seremos salvos.
Futebol define finalistas na rodada de hoje. (Folha de São Paulo).
6 - Eco - é a rima em prosa. Será um defeito quando não se tratar de prosa literária:
O requerimento que enviamos naquele momento era o único instrumento de que dispúnhamos.
7 - Hiato - é o acúmulo de vogais que produz um defeito sonoro desagradável:
Assava a asa da ave.
8 - Pleonasmo - é o uso de expressões repetitivas:
Subiu para cima.
Desci para baixo.
Vejam com seus olhos.
9 - Solecismo - é todo o erro léxico ou sintático:
Haviam muitas pessoas no baile. (Havia muitas pessoas no baile.)
Fazem três semanas. (Faz três semanas.)
Hão de me obedecerem. (Hão de me obedecer.)
Não saía sem eu. (Não saía sem mim.)
Entre eu e ele, entre vós e eu, entre Pedro e eu. (Entre mim e ele, entre mim e vós, entre mim e Pedro.)
Os solecismos podem ser ainda prosódicos e ortográficos:
Errado: abisolutamente Certo: absolutamente
Errado: adejetivo Certo: adjetivo
Errado: adevogado Certo: advogado
Errado: décano Certo: decano
Errado: descarrilhar Certo: descarrilar
Errado: desouveram Certo: desavieram
Errado: entreti Certo: entrevi
Errado: fizesteis Certo: fizestes
Errado: fosteis Certo: fostes
Errado: previlégio Certo: privilégio
Errado: propositalmente Certo: propositadamente
Errado: prototipo Certo: protótipo
Errado: púdico Certo: pudico
Errado: saloba (água) Certo: salobra (água)

Nenhum comentário: