traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 2 de junho de 2009

Usina do Gasômetro

Localizada à beira do Guaíba, a Usina do Gasômetro é um dos mais importantes centros culturais do Rio Grande do Sul.
São 18000 metros quadrados de área, com três auditórios, cinco salas de uso múltiplo, anfiteatros para vídeo e atividades diversas.
Dispõe de três espaços abertos para exposições, as galerias Iberê Camargo e dos Arcos, sala de cinema (com 156 lugares) e área do Teatro Elis Regina (com 300 lugares).
Compreende ainda a Usina de Multimídia composta pelo laboratório fotográfico, estúdio de gravação e videoteca. Oferece também uma praça de variedades com dois cafés, choperia, setor de informações turísticas, centro de documentação com biblioteca e acesso gratuito à internet (situada no quarto andar).
Sua chaminé de 117 metros é referência geográfica e arquitetônica, tombada pelo município em 1982.
O local é ponto de partida de passeios fluviais que contemplam os arquipélagos circunvizinhos. O ponto turístico geralmente é presenteado pelo pôr-do-sol do lago, sendo também palco para o conjunto escultório em homenagem à cantora Elis Regina, obra do escultor paraibano Joás Pereira dos Passos, o monumento segue a tendência de estátuas de convívio, caracterizadas por permitir uma maior proximidade com o público.
Esculpido em bronze, o monumento de 1,65m retrata a intérprete Elis Regina cantando sobre um disco de vinil, ladeada por um banco (ideal para registros fotográficos) e com posicionamento voltado para o Guaíba.

Nenhum comentário: