traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sexta-feira é dia de LENDA

O ABOMINÁVEL HOMEM DAS NEVES

Yéti é uma palavra xerpa que significa: "aquela coisa" e na verdade trata-se de um crasso erro de tradução da palavra metoh-kangmi (outro termo xerpa, que significa: "aquilo que parece homem mas não é"). Uma criatura de formas humanas e tamanho colossal que vive no gelo do extremo oriente e que ficou popularizado no ocidente sob o título de "O Abominável Homem das Neves" .
Segundo a criptozoologia o Yeti se enquadram-se na categoria de Homínideios Elusivos, que segundo algumas linhas representa uma evolução paralela ao do Homo Paranthropus, ancestral comum ao Homem de Neandertal e ao homem moderno. De hábitos solitários e natureza arredia, os yeti movimentava-se ora em duas, ora em quatro patas, têm de 2 a 2,7m de altura e possuem pés e mandíbulas desproporcionais para os padrões humanos.

Apesar de serem cobertos por uma volumosa pelugem branca ou cinza, não possuem nem cauda nem barba.
O título de Abominável, é certamente imerecido pois não existem quaisquer relatos de que esta criatura tenha atacado seres humanos ou animais. De fato segundo as narrativas dos himalaios eles são tímidos e gentis e evitam ao máximo qualquer contato com seres humanos e sua civilização, ao contrário, existem diversas histórias de "Caça aos Yeti", que levou o governo local a oficializar um decreto governamental que deixaria os Yetis protegidos legalmente.

No ocidente, apesar de existirem alguns relatos correlatos desde a época das expedições de Alexandre, o Grande, a epopéia moderna do mito do abominável homem das neves começou apenas em 1832, quando um naturalista inglês disse ter avistado no Himalaia uma imensa criatura peluda semelhante a um macaco. Após esse estranho relato em 1889 L.A.Waddell, um major do exército britânico, encontrou as primeiras marcas das pegadas do Yeti na neve, num pico a nordeste de Sikkim. Em suas memórias ele escreveu:
"As pegadas pertenciam, segundo a crença local, a um homem selvagem e peludo que vivia na neve. Entre os tibetanos, ninguém duvida de sua existência."As notícias modernas sobre o Yeti chegaram ao Ocidente em 1921, quando uma expedição de trinta e seis membros liderada pelo explorador Charles Kenneth Howard-Bury, em uma das primeiras tentativas de escalar o monte Everest, teria avistado com binóculos objetos escuros se movendo à distância. Ao chegarem ao local encontraram pegadas enormes, e seus guias teriam chamado o ser de Metoh-Kangmi, ou ‘Besta das Montanhas’, um termo que acabaria sendo traduzido de forma mais sensacionalista como “Abominável Homem das Neves”.
Durante a Guerra fria alguns ciêntístas da União Soviética, a saber B. F. Porch­nev e A. A. Chmakov dedicaram-se ao estudo científico do aparecimento dos "Homens das neves." A hipótese inicial era de que se tratava de uma tribo de homens com hipertricose e outros sintomas patológicos estranhos". Contudo, a conclusão final da comissão responsável, foi de que de fato existiam "selvagens das montanhas, muito semelhantes ao homem moderno, mas diferentes dos nativos do Himalaia e que antes da Revolução os camponeses eramcaçados como simples animais e por vezes adestrados e escravizados para trabalhos simples. A completa audência de evidências, baseada apenas em entrevistas com os habitantes locais, não permite ao trabalho ser considerado uma real prova da existência dos Yetis.
Nos anos sessenta houve uma grande expedição comandada pelo Sir Edmund Hillary criada exclusivamente para solucionar o mistério e até capturar o enigmático Yeti, mas novamente só encontraram as pegadas do misterioso animal.
Em 1986, que um inglês chamado Anthony B. Wooldridge, pode ter conseguido a prova definitiva da existência do tão temido Yeti, Wooldridge estava na parte do Himalaia pertencente ao norte da Índia, próximo a fronteira com o Nepal, a mais de 3.000 metros de altura quando o excursionista topou com estranhas pegadas na neve de cerca de 25 centímetros de comprimento, Wooldridge continuou subindo mais uns 600 metros acima, quando teve que interromper sua marcha por causa de uma avalanche, depois avistou atrás de um arbusto uma criatura ereta e imóvel, com cerca de 1,80 metros de altura, "a cabeça era grande e quadrada e o corpo todo coberto de pelo escuro", ele conseguiu chegar a uns 150 metros da suposta criatura e conseguiu fotografá-la com sua Nikon, depois de observar a criatura por cerca de 45 minutos, percebeu que o tempo estava fechando e resolveu descer a montanha, as fotos foram analisadas por vários cientistas entre eles o zoólogo Desmond Morris, um cético em se tratando de Yetis e todos deram as fotos de Wooldridge como autênticas.
Noticiado em 7 de dezembro de 1998, o alpinista irolês Reinhold Messner, um dos maior desbravadores do fim do século, garantiu em suas memórias que o lendário Yeti é na verdade apenas uma espécie de urso. Uma espécie rara de urso de hábitos noturnos. Sendo o primeiro homem a subir os 14 maiores picos do mundo, todos no Himalaia, Messner lançou um livro onde afirma ter visto um desses ursos pela primeira vez em 1986. De lá para cá, avistou vários outros. "Quando ficam em pé, medem mais de 2,20 m", diz.

Nenhum comentário: