traducir esta página Translate this Page Traduci questa pagina traduire cette page

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Capitais Sul-americanas - Santiago - Chile


Palácio de la Moneda
Sede do Governo do Chile.

Santiago é a capital do Chile, da Região Metropolitana de Santiago e centro de sua grande conurbação. Também é o centro cultural, administrativo, industrial e financeiro do país. Está localizada no vale central chileno.
Esta metrópole, chamada de
Grande Santiago ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que inclui 26 comunas de maneira íntegra e 11 comunas em forma parcial. A maior parte de Santiago se encontra dentro da Província de Santiago, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante.
Santiago se encontra aproximadamente nas coordenadas
33°26′16″, 70°39′01″W, a uma altitude média de 567 metros sobre o nível do mar. No ano de 2002, a conurbação se estendia em 641,4 km² e tinha uma população de 5.428.590 habitantes, o que equivale a cerca de 35,9% da população total do país. De acordo com ditas cifras, Santiago, além disso, é a sétima cidade mais habitada da América Latina e uma das 45 maiores áreas metropolitanas do mundo.
A cidade de Santiago abriga os principais organismos governamentais (à exceção do Congresso Nacional, localizado em Valparaíso), financeiros, administrativos, comerciais e culturais do país. Santiago do Chile também é sede da CEPAL e é considerada como a terceira cidade latino-americana com melhor qualidade de vida, atrás de Montevidéu e Buenos Aires e como uma cidade global de classe gama, à altura de Amsterdã ou Boston, e superando a grandes cidades como Roma, Estocolmo e Pequim. Finalmente, é considerada como a 53º cidade com maiores ingressos do mundo, com um PIB (PPC) de US$91 bilhões em 2005 e estimado em US$160 bilhões até 2020.
Devido a se encontrar localizada geograficamente em um
vale, rodeado de montanhas que restringem a circulação dos ventos, sofre de problemas de contaminação atmosférica, que são especialmente graves durante a época de inverno.

Nenhum comentário: